Contraçao muscular
Por: dn12 • 20/7/2016 • Trabalho acadêmico • 484 Palavras (2 Páginas) • 391 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Biofísica
Aula-tema 05: Biofísica Muscular
NOME | Dafne Nacimento Silva |
RA | 8412170990 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
ANO
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Biofísica
Aula-tema 05: Biofísica Muscular
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Biofísica, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (nome completo).
Anhanguera Educacional
ANO 2016
Para a elaboração das respostas às questões a seguir (em documento Word, Fonte Arial ou New Roman 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado), siga as etapas a seguir:
[pic 2]Passo 1:
- Defina e diferencie contração isométrica e isotônica.
- Como a velocidade de uma contração isotônica varia de acordo com a carga?
[pic 3]Passo 2: Qual a importância da conexão entre as proteínas contrácteis actina e miosina na contração muscular quando a miosina se liga á molécula de ATP (adenosina tri-fosfato), ou seja, na geração de energia para a contração muscular?
Contração isométrica: Acontece quando o músculo se contrai, produz força mas não muda seu comprimento. Objetivo desta ação do fortalecimento minimiza atrofias e proporciona estabilidade articular ou até mesmo postural.
Contração isotônica: Acontece quando durante a contração o músculo se movimenta, assim aumentando seu comprimento. O objetivo deste exercício é ganho de força muscular.
Para que acontece a contração muscular é necessário que antes desse processo ocorram alterações dentro do organismo. Entre essas alterações a principal é quando o cálcio se liga a troponina, deslocando a tropomiozina liberando o sítio de ligação da cabeça da miosina, a cabeça da miosina se liga a actina formando assim a Ponte cruzada da miosina.
Na cabeça da miosina o ATP é hidrolisado liberando PI na Ponte cruzada da miosina e é energizado iniciando o movimento ta Ponte cruzada, o movimento é completo pela liberação da ADP da Ponte cruzada da miosina. Ocorre a liberação da ATP na Ponte cruzada da miosina produzindo um estado e ligação fraca. Neste estado a ligação fraca a ATP é degradada em ADP+PI+energia, e a energia liberada é utilizada para energizar a Ponte da miosina novamente. Esse ciclo da contração pode ser repetido enquanto houver cálcio e ATP presentes.
Não há apenas uma importância e sim uma suma necessidade que ocorra esse mecanismo citado ha cima, pois só assim será gerada energia para que o músculo execute o movimento de contração e relaxamento muscular.
...