O ESTÁGIO FIISIOTERAPIA HOSPITALAR
Por: Stéphany Souza • 24/9/2020 • Trabalho acadêmico • 313 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
CASO CLINICO
Paciente A.T.S, 51 anos, hipertenso, tabagista há 30 anos. Foi encaminhado a Unidade de Terapia Intensiva com um quadro de IRpA, em máscara de reservatório a 15 l/min. Ao chegar foi colocado em Ventilação Não Invasiva, porém não obteve resposta e acabou sendo entubado, com os seguintes parâmetros FiO2 70%; PEEP 8; FR 15; PC 12; Tins 1,0.
Raio X: Hipertransparência pulmonar, diminuição da trama vascular, retificação do diafragma.
Gasometria Arterial: PH 7,28; PaO2 71 mmhg; PCO2 63; HCO3 35 mmol/l; SatO2 90%.
AR: MV + com presença de ronco em ápices bilaterais e diminuído em bases bilaterais.
- Com base nas caracterisicas evidenciadas acima qual a provável patologia primária que levou o paciente ao quadro de IRpA? Explique a sua fisiopatologia
A fisiopatologia do Enfisema pulmonar se dá por dois mecanismos, sendo um de fragilidade estrutural que é provocada por um aumento de elastólise e também pela obstrução de vias aéreas provocadas por perda de sustentação ou por alterações inflamatórias. Um dos fatores que podem levar ao quadro de enfisema pulmonar, é o tabagismo além de produtos inalados como cloreto de cádmio, óxidos de nitrogênio e fosfigênio. Sua fisiopatologia se caracteriza ainda pela dilatação dos espaços aéreos (alveolares). Podendo comprometer toda a parte respiratória dos pulmões. Também ocorre a destruição das paredes dos alvéolos, redução da vasculatura pulmonar (principalmente do leito capilar).
- Laude a gasometria arterial e relate quais parâmetros no ventilador seriam alterados, para corrigir a gasometria.
acidose respiratória em compensação com hipoxemia
P/F 110
Distúrbio de Oxigenação.
Distúrbio de Ventilação.
FiO2: 90%
PEEP: 10
FR: 14
Tins: 0,8
- Descreva as condutas fisioterapêuticas e explique o porquê de cada técnica que será realizada no tratamento desse paciente (1,0).
Para o tratamento desse paciente, será usada a técnica de bag squeezing (utilização do ambu associado a vibrocompressão toracica em ápice para terço médio)
Manobra de PEEP/ZEEP para auxiliar na redistribuição de ar pelos alvéolos, além de aumentar a passagem de ar pelas suas vias aéreas.
...