Plano de Tratamento Físio
Por: Viviane Aquino • 25/4/2018 • Trabalho acadêmico • 817 Palavras (4 Páginas) • 421 Visualizações
PLANO DE TRATAMENTO
Nome: Gildete Maria Viana da Silva Idade: 61 anos
Diagnóstico Clínico: Fratura da extremidade superior do rádio em MSD
Diagnóstico Fisioterapêutico: Disfunção osteoarticular em MSD com redução da ADM
Acadêmico (a) Responsável: Amanda K. De Aquino Teixeira Período: de 24/04/18 a 11/05/18
Metas Funcionais (relacionadas á queixa do paciente)
- ‘’Voltar a fazer os serviços de casa’’ (SIC)
- ‘’Esticar o braço’’ (SIC)
Objetivos Terapêuticos:
- Diminuição do quadro álgico em MSD
- Ganho de amplitude de movimento (ADM) em MSD
- Fortalecimento muscular de MSD
Conduta (Três para cada objetivo em média):
- Diminuição do quadro álgico:
Em casa fazer uso da crioterapia durante 20 min – 3x ao dia
- Ganho de amplitude de movimento (ADM):
Mobilização rádio ulnar proximal – Paciente em decúbito dorsal, com o cotovelo posicionado em extensão, terapeuta realiza deslizamento (AP) e (PA) da articulação rádio ulnar proximal - grau II durante 3 min.
Mobilização Membrana Interóssea – Paciente em decúbito dorsal, com o cotovelo posicionado em extensão, terapeuta realiza mobilização da membrana (AP) e (PA) - grau II durante 3 min.
Mobilização rádio ulnar Distal - Paciente em decúbito dorsal, com o cotovelo posicionado em extensão, terapeuta realiza deslizamento (AP) e (PA) da articulação rádio ulnar distal - grau II durante 3 min.
Mobilização Úmero Ulnar - Paciente em decúbito dorsal e cotovelo flexionado a 90°, terapeuta posiciona as mãos na porção proximal do rádio e ulna e realiza deslizamento caudal – grau II durante 3 min.
Técnica de FNP da Articulação do cotovelo (úmero-ulnar, úmero-radial e rádio-ulnar) – Paciente em decúbito dorsal com cotovelo flexionado a 90º, terapeuta realiza uma flexão passiva até o limite do paciente, pede uma força para estender o cotovelo e sustenta - grau IV durante 3 min.
Técnica de FNP da Articulação do cotovelo (úmero-ulnar, úmero-radial e rádio-ulnar) – Paciente em decúbito dorsal com cotovelo flexionado a 90°, terapeuta realiza uma extensão passiva até o limite do paciente, pede uma força para flexionar o cotovelo e sustenta - grau IV durante 3 min.
Liberação miofascial da região anterior do antebraço e braço (bíceps braquial, braquial e braquiorradial) - Paciente em decúbito dorsal e braço estendido, terapeuta realiza liberação na porção anterior do antebraço e braço – durante 3 min.
- Fortalecimento Muscular MSD
Exercício isotônico para fortalecimento dos flexores do cotovelo (bíceps braquial, braquial e braquiorradial) – Paciente em ortostatismo no espaldar, com auxílio de um resistor elástico realizar flexão do cotovelo – 3x15.
Exercício isotônico para fortalecimento dos extensores do cotovelo (ancôneo, tríceps braquial) – Paciente em ortostatismo no espaldar, com auxílio de um resistor elástico realizar extensão do cotovelo – 3x15.
...