RELATÓRIO FINAL DA DISCIPLINA : TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR l
Por: Tatiane Cabral • 3/11/2017 • Monografia • 2.047 Palavras (9 Páginas) • 680 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
TATIANE CABRAL ALVES
RA: 1051485781
RELATÓRIO FINAL DA DISCIPLINA : TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR l
TUTORA : MARIZA EICH
NOVA IGUAÇU, RIO DE JANEIRO
18 novembro / 2016
TATIANE CABRAL ALVES
RA 1051485781
TEMA :
A deficiência da qualidade no serviço hospitalar.
NOVA IGUAÇU,RIO DE JANEIRO 18 novembro / 2016
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO
2 .DESENVOLVIMENTO
3 .RELATO DA ANÁLISE DA SITUAÇÃO DO CASO HIPOTÉTICO
4 .DAS PROPOSTAS
5 .REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- APRESENTAÇÃO
A utilização das tecnologias e das ferramentas de gestão estão sendo grandes aliadas dos gestores na busca pela qualidade e excelência nos serviços ofertados pelas empresas. Caso não administrado adequadamente, essas ferramentas podem levar ao fracasso.
Destacam se 4 tecnologias disponíveis mercado por possuírem um entendimento mais simplificado para os gestores
- BENCHMARKING
Tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchamarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa a criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado .
- GERENCIAMENTO COM LIVRO ABERTO
É uma tecnologia de gestão bastante simples e de resultados notáveis, que permite envolver as pessoas, e fazer com que assumam conjuntamente a responsabilidade pelo sucesso da empresa.
- REENGENHARIA
A utilização desta ferramenta de gestão deve sempre primar por repensar e reinventar os procedimentos principais da organização, tais como : serviço prestado ao cliente, desenvolvimento de novos produtos, cultura organizacional, etc…. Com o objetivo claro de aumentar a produtividade, através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.
- EMPOWERMENT
Um conceito que está ligado ao exercício da liderança, por parte dos funcionários, dentro das empresas. Ele simboliza a estratégia da organização e de seus gestores delegar a tomada de decisão para seus colaboradores, promovendo a flexibilidade, rapidez e melhoria no processo de tomada de decisão da empresa.
E com base na pesquisa efetuada e da leitura do estudo de caso pretendo apontar os pontos fracos e fortes do hospital propondo sugestões de melhoria fazendo uso das tecnologias de gestão disponíveis no mercado.
2. DESENVOLVIMENTO
Foi possível identificar os pontos fortes e fracos da instituição, podendo assim corrigir essas falhas encontradas. Nos pontos fortes, destacam se à estrutura física do local, onde ali apresentava os setores básico necessário para tal atendimento, a paciente recebeu os cuidados necessários para o atendimento antes do procedimento, tinha um local para sua higienização, uma sala de espera no momento certo do parto natural ,e outra sala cirúrgica caso fosse necessária uma intervenção.
A instituição possuía uma equipe qualificada que apesar de todo o esforço a mesma veio a óbito decorrente de uma hemorragia intensa.
Dentre os pontos fracos, destaca se , principalmente a falta de comunicação entre os profissionais e o cliente, para conseguir identificar que a mesma não estaria apta para um parto natural. Outro ponto destacado foi em relação a demora no atendimento cirúrgico, devido a má interpretação dos exames que poderiam identificar que a paciente não poderia tentar o parto natural.
Para melhor desempenho da instituição com resolução do problema relatado, sugere se que a instituição faça uso do Seis Sigma, onde zela pela qualidade e redução de custos, formando equipes treinadas capaz de identificar o problema e evitando
os ricos reduzindo as falhas buscando assim padrões de qualidade e segurança do paciente .
A utilização do Seis Sigma no centro cirúrgico, seria desenvolvida estrutura no local para um melhor atendimento ao cliente e melhor condição de trabalho para os funcionários.
Visando a satisfação tanto dos clientes e de seu colaboradores aumentando a produtividade com uma boa comunicação entre os profissionais, com confiança mútua entre com um olhar apurado sobre a importância das ações preventivas sobre segurança onde a palavra chave é a transformação.
3 . RELATO DA ANÁLISE DO CASO HIPOTÉTICO
Através do caso estudado, foi possível identificar falhas que resultou no óbito da paciente, falhas essas que são tanto administrativa quanto técnica.
A comunicação entre os funcionários foi uma delas ;não somente aos que atenderam de forma direta, como também aos erros administrativo que por sua vez não souberam identificar para transmitir tais informações aos setores destinados.
Silva (2011), fala que a boa comunicação entre profissionais diminuem conflitos, mal entendido e atingir objetivos definidos para a solução dos problemas detectados na interação com o paciente. Observa se diante disso, que houve falha de comunicação, retardando assim o atendimento da cliente ,que no caso foi a intervenção cirúrgica.
O setor administrativo mostra se fragilizado, uma vez que existe interferência política, onde fica desfavorecido um bom processo de atendimento ao público da saúde; ocasionando demoras no atendimento à longas filas de espera, oferecendo um atendimento sem qualidade devido ao grande fluxo de atendimento gerando uma grande insatisfação da população.
...