Da Análise Do PLT E Da Sua Percepção Sobre A Disciplina Tecnologias De Gestão, Quais são Os Desafios Para O Gestor Contemporâneo?
Pesquisas Acadêmicas: Da Análise Do PLT E Da Sua Percepção Sobre A Disciplina Tecnologias De Gestão, Quais são Os Desafios Para O Gestor Contemporâneo?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RAQUEL12345 • 5/10/2014 • 459 Palavras (2 Páginas) • 517 Visualizações
a. Da análise do PLT e da sua percepção sobre a disciplina Tecnologias de Gestão, quais são os desafios para o gestor contemporâneo?
Um dos maiores desafios encontrados para os gestores são as mudanças, mas não simplesmente a mudança, mas a velocidade em que essas mudanças ocorrem lidar e quebrar paradigmas e estar sujeito aos processos embora haja certamente uma imprevisibilidade do que irá acontecer. A concorrência é também um fator que implica na historia de uma gestão nos tempos atuais. As organizações estão se tornando cada vez maiores e mais complexas, desenvolvendo um enorme poder de influência sobre a sociedade. Algumas organizações têm milhares de empregados espalhados pelo mundo e muitas delas constituem verdadeiros Estados dentro de Estados nacionais. Movimentam recursos financeiros muitas vezes maiores que o PIB de alguns Estados e colocam em funcionamento redes complexas de fornecedores e parceiros, o que vai exigir diferentes sistemas de controle, um conjunto diferente de processos e sistemas e novas formas de gestão.
O volume e a complexidade das decisões empresariais vão exigir cada vez mais modelos de gestão fortemente baseados em sistemas inteligentes, com uso intensivo de tecnologia da informação. Tais modelos e tecnologias são exportados e absorvidos por organizações diferentes, muitas vezes, sem maior crítica, quanto à oportunidade e/ou benefício decorrente de sua utilização. Os princípios que direcionam as ações empresariais, como agilidade nas decisões, flexibilidade nas estratégias, rapidez no atendimento às demandas do mercado, com foco no core business e nos resultados, constituem parte importante da teoria gerencial contemporânea. Outras questões não menos importantes, como a gestão de redes, também estão sendo objeto de preocupação das grandes empresas. Muitos teóricos analisam a questão das fronteiras entre empresas e seus parceiros e chamam a atenção para a necessidade de estabelecimento de critérios claros de relacionamento de modo que gestores de empresas diferentes partilhem valores que garantam um comportamento ético.
A necessidade de atender as demandas do mercado faz com que as empresas criem laços com seus fornecedores, clientes e até mesmo competidores para formalização de estratégias, incorporação de novas tecnologias, ampliação do share de marketing, desenvolvimento de novos e sofisticados produtos e serviços. Resumindo, poderíamos dizer que na economia globalizada o nível de competição é tão acirrado que as empresas terão de se reinventar a cada instante. Por outro lado, a rapidez das mudanças tecnológicas obriga as empresas a trabalhar com um nível de obsolescência programada que exigirá criatividade crescente para conceber novos e diversificados produtos e serviços. As comunicações, hoje em tempo real, tornaram o mundo cada vez menor e mais próximo, uma imensa aldeia global onde tudo afeta a todos. Talvez por essa razão as teorias gerenciais “da moda” disseminadas em seminários, workshops, internet, livros, periódicos etc. estão tendo seus postulados aceitos como “verdades” a serem professadas por todos.
...