Relatório de Estagio Hospitalar Fisioterapia
Por: fisioterapia_ 2017 • 28/10/2021 • Artigo • 502 Palavras (3 Páginas) • 370 Visualizações
INTRODUÇÃO:
O futebol é a modalidade esportiva mais praticada no Brasil e também é popular no mundo inteiro, as primeiras regras do futebol surgiram no ano de 1830 antes disso há indícios de que já era praticado, porém não se sabe ao certo uma data especifica e como não tinham regras estabelecidas era permitido qualquer tipo de agressão. Atualmente é um esporte oficial regulamentado por diversas regras e mesmo assim é a modalidade esportiva que mais relata lesões no Brasil.
Ao contrario do que as pessoas pensam as lesões não decorrem somente do contato físico entre os adversários, a maioria das lesões sofridas no futebol esta relacionada aos movimentos de rotação e explosão muscular. A incidência de lesões é maior em membros inferiores mas também pode ocorrer na cabeça e na coluna cervical.
As lesões podem ser leves e não trazer sequelas após o tratamento adequado porem há casos em que elas podem trazer prejuízos irreversíveis ao individuo, diminuindo a sua capacidade motora ou nas piores hipóteses deixando invalido profissionalmente, dentre outras consequências por isso é importante o estudo para viabilizar a redução dos casos de lesões bem como tratar adequadamente as mesmas com profissional qualificado.
PROBLEMA:
O tratamento qualificado das lesões ou a falta dele pode impactar nas sequelas que ficam após sofrimento de uma lesão?
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL:
Discutir as lesões ocorridas no meio esportivo especificamente no futebol e quais as principais causas do futebol ser a modalidade esportiva com mais alto número de lesões registrados.
OBJETIVO ESPECIFICO:
Explorar as causas das lesões. Estudar se há alguma maneira de diminuir estatisticamente o número de lesões sofridas pelos jogadores e comparar os principais tratamentos para conhecer os mais eficazes que possibilitem a redução das sequelas advindas destas lesões.
JUSTIFICATIVA:
Lesão é um tecido anormal que pode mudar de aparência, podendo ser até cancerígeno, ou se tratar de um simples corte, queimadura ou ferida. A lesão pode se resultar de uma ação de agente patogênico, ou como um problema metabólico. O futebol é o esporte que no Brasil é relatado o maior número de lesões, mesmo em confrontos entre grandes clubes/equipes onde os atletas possuem toda uma instrução e treinamento técnicos com profissionais qualificados é registrada pelo menos uma lesão.
O contato físico é intenso no futebol mas não é a única causa de lesões nos atletas, além das lesões diretas existem também as lesões indiretas que ocorrem sem nenhum contato com os adversários, lesões por sobrecarga de treinamento dentre outras. Desta forma é importante saber o que deve ser feito para prevenir as lesões que podem ser evitáveis bem como amenizar as sequelas daquelas que foram inevitáveis ou que mesmo sendo evitáveis aconteceram.
Saber como evitar as lesões é importante para diminuir a quantidade da demanda mas o mais importante é conhecer tais lesões e encontrar dentre todas as técnicas da fisioterapia a que mais se adequa ao tratamento de tais lesões para que assim possa ser possível oferecer uma melhor qualidade de vida aos atletas prejudicados.
...