Resenha mastectomia
Por: morta • 30/6/2015 • Trabalho acadêmico • 258 Palavras (2 Páginas) • 738 Visualizações
O artigo de Sheila M. G. Quinto, tem como base uma revisão literária sobre mastectomia radical e a importância da fisioterapia no tratamento .
Conforme a revisão bibliográfica, o câncer de mama é uma patologia complexa que devido a multiplicação exagerada e desordenada de células anormais desenvolve-se um tumor maligno. Esta neoplasia vem sendo a mais comum nas mulheres, ocasionando a principal causa de morte. O tratamento a ser desenvolvido vai depender da classificação do estagio das características e extensão da doença, dos achados intra-operatorios e da idade da paciente. após, define-se as formas de tratamento que pode ser cirúrgia, quimioterapia, radioterapia, e terapia hormonal. Quando a doença encontra-se num estagio avançado, a mastectomia é a única forma de tratamento. Esta é um procedimento cirúrgico no qual retira-se uma parte de tecido ou toda a mama, com o objetivo de controlar localmente a patologia através da remoção de todas as células malignas, classifica-se os tipos de procedimentos cirúrgicos como: mastectomia parcial que é a remoção de quantidades variáveis de tecido mamário, incluindo o tecido maligno e alguns tecidos vizinhos, a quadrantectomia que consiste na remoção de um quadrante do tecido, mastectomia radical modificada que se caracteriza pela retirada de todo o tecido mamário e dissecação do nódulo axiliar e a mastectomia radical onde se faz a remoção de toda a mama juntamente com o peitoral maior, menor e dissecação do nódulo axilar.
O objetivo deste trabalho visa apresentar as diversas literaturas que enfatiza os benefícios da fisioterapia no tratamento de linfedema pós mastectomia.
...