Resumo da Entrevista com a Fisioterapêuta Dra. Érica Maria
Por: Orlando59 • 21/4/2017 • Dissertação • 416 Palavras (2 Páginas) • 338 Visualizações
Entrevista com a Dra. Érica Maria
Formação - A Dra. Érica se formou há dezesseis anos na Uno este (Universidade do Oeste Paulista) de Presidente Prudente. Sua formação a ajudou muito no mercado de trabalho, pois atualmente trabalha em várias clínicas de outras cidades.
Especialização - Ela se especializou em várias áreas: primeiramente em RPG, depois em hidroterapia, pilates e especializações em outras faculdades, inclusive neuro com ortopedia. Atualmente, ela atua na área de ortopedia com RPG. Ela prefere essa área porque consegue interagir melhor com esse tipo de paciente, pois não são acamados e sua reabilitação é mais rápida. Atualmente, ela trabalha no período da manhã e à tarde em um local só, mas já trabalhou à noite.
Atendimento - Ela atende pacientes de todas as faixas etárias; de crianças a partir de 8 anos, passando por adolescentes, adultos e idosos. Segundo ela, as crianças são mais difíceis de tratar por conta da dificuldade em manter a postura. Às vezes o tempo de trabalho com crianças é até menor, pois as mães devem acompanhar o tratamento.
Remuneração e Reconhecimento Profissional - A Dra. Érica atende convênios médicos e particulares. Ela comentou que a desvalorização de seu trabalho pode ser exemplificada através de alguns convênios que pagam muito pouco e que os fisioterapeutas precisam buscar essa valorização.
Divulgação de seu Trabalho - Para divulgação de seu trabalho, ela dá aos pacientes seu cartão e estes dão a outros que porventura precisem de seus cuidados e também utiliza mídias sociais.
Atualização Profissional - Ela se atualiza através de cursos. Por exemplo, RPG ela cursou em São Paulo, hidroterapia em Londrina, pilates em Presidente Prudente, e stretching (alongamento) em Águas de São Pedro com especialização em Maringá. Sempre nas maiores cidades para fazer os cursos.
Inclusão de Pacientes com Deficiência Fonoauditiva - Para a pergunta feita com relação a tratamento de pacientes com deficiência fonoauditiva, ela disse que nunca teve a oportunidade de tratar esse tipo de paciente e que a inclusão do mesmo só seria possível com profissionais especializados nessa atividade e que a exclusão desses pacientes ocorre devido a falta de fisioterapeutas especializados.
Conselho aos que Estão Ingressando na Área da Fisioterapia – A Dra. Érica afirma que a Fisioterapia é uma área gratificante no lado pessoa. Porém, há a necessidade de uma luta dos fisioterapeutas para que estes ganhem espaço e lutem até o fim para que sejam valorizados profissionalmente. Ela disse que o fisioterapeuta ajuda a remover obstáculos e mostra àqueles que não tinham esperança que tudo é possível.
...