Trauma cranio encefalico
Por: 804275 • 12/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 785 Palavras (4 Páginas) • 407 Visualizações
Traumatismo Craniano
O TC é toda lesão brusca (pancada) ou abalo violento sobre a caixa óssea, com repercussões causadas ao cérebro, com o impacto com as paredes intracranianas. Podendo o cérebro descrever um movimento anterior, posterior, lateralmente ou girar sobre o tronco cerebral, em alguns casos mais graves pode se ocorrer um sangramento embaixo das meninges comprimindo o encéfalo.
Efeitos comuns de traumatismo é uma batida frontal onde a cabeça e o pescoço deslocasse para frente, conhecido como “Chicote”.
Sinais e Sintomas
Desmaios;
Perda da Consciência;
Vômitos;
Sangramentos nasais;
Alterações da visão/audição;
Fraqueza Muscular;
Desequilíbrio
Exames realizados para a obtenção do Diagnostico
Equilíbrio Estático
Observasse o equilíbrio do paciente em pé com os olhos fechados, avaliando sua motricidade;
Testes
Utilizasse um Diapasão para avaliar a sensibilidade vibratória do paciente, com uma agulha ou objeto ponte agudo avaliasse a sensibilidade dolorosa, e a discriminação entre dois pontos.
Escala de Coma Glasgow (ECG)
Permite avaliar a escala neurológica, seus níveis de consciência do paciente;
Radiografia
No exame RX observasse se há fraturas no crânio, mais não são capazes de revelar a lesão cerebral;
Tomografia Computadorizada
As tomografias computadorizadas detectam hemorragias, lesões cerebrais e fraturas;
Ressonância Magnética
A ressonância magnética permite verificar a presença de lesões de difícil visualização à tomografia computadorizada, como hematomas subdurais, além de definir melhor a presença de edema.
Angiografia
Permite diagnóstico de processos expansivos traumáticos. É indicado para avaliar lesões vasculares no pescoço ou na base do crânio.
Condutas para o Tratamento
As providencias a serem tomadas á um paciente que sofreu um trauma é verificar seus sinais vitais.
Em seguida avaliasse o estado de consciência e memória do paciente, observasse o tamanho das pupilas e a sensibilidade.
Com os exames complementares avaliasse o trauma, a Tomografia e a Ressonância mostra possíveis lesões cerebrais causadas pelo impacto, e RX ajuda a detectar fraturas no crânio.
Para pacientes com indicativo de Edema cerebral são administrados medicamentos destinados a reduzir o inchaço.
Tratamento Fisioterapêutico
A fisioterapia inicial pós-lesão enfatiza: a promoção de boa função respiratória e a prevenção de encurtamentos musculares, e tratará as consequências da espasticidade e as anormalidades do movimento e do tônus muscular. Durante essa fase, o paciente precisa ser manipulado, evitando a super estimulação, e ser posicionado corretamente no leito. Deve-se pressupor que o paciente durante este estágio é capaz de compreender as informações verbais, de modo que as explicações são essenciais.
Conclusão
Ao assistir o documentário sobre Traumatismo Craniano com o Dr. e Prof. Ernane Maciel, Neurologista, observamos que a Ressonância Magnética é indispensável para a obtenção do diagnostico, e é o principal método na fase clínica.
Utilizasse
...