O LAUDO FONOAUDIOLOGICO
Por: silvaramos96 • 27/10/2021 • Exam • 430 Palavras (2 Páginas) • 2.040 Visualizações
LAUDO FONOAUDIOLÓGICO
I – IDENTIFICAÇÃO:
Data:17/07/2021
Data de nascimento: 06/02/2020
Idade atual: 1 ano e 5 meses
QUEIXA:
“ Atraso na fala”
II – DADOS DE ANAMNESE:
E.P.L , 1 ano e 5 meses compareceu na XXX, acompanhado de sua mãe com a seguinte queixa “ meu filho não fala”.
Durante a anamnese mãe relata que não houve intercorrências gestacional, realizou todo o pré-natal e não fez uso de medicamentos. Emanuel nasceu de 39 semanas de parto cesárea, após o nascimento foi necessário a realizar a cirurgia de frênulo lingual, não ficou em UTI ou fez uso de medicamento.
Mãe relatou que paciente mama em seios materno até o momento e atualmente se alimenta de tudo sem nenhuma dificuldade. Quanto ao seu desenvolvimento da linguagem, paciente não balbuciou, antes falava algumas palavras isoladas monossílabas (DA-DA- MA-MA), sua compreensão é boa, porém seu meio de comunicação atual é gestual.
Sobre o seu desenvolvimento neuropsicomotor não apresenta atraso, porém mãe relata que Emanuel cai com frequência. Paciente não vai para creche e/ou escola, costuma ficar em casa com a mãe e sua babá.
Mãe nega problemas auditivos e paciente não faz uso de medicamentos.
III - AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA:
Foi utilizado o Protocolo de Observação Comportamental – PROC
Durante a avaliação das habilidades comunicativas, aspectos cognitivos e compreensão verbal o paciente apresentou intenção comunicativa, respondendo ao interlocutor por meio gestual solicitando os objetos desejados, apresentou ausências das funções narrativa, informativa e heurística. O seu meio comunicativo é por gestos não simbólicos elementares.
Paciente atende quando é chamado, compreende ordens de até duas ações, atua sobre dois ou mais objetos ao mesmo tempo relacionando-os de maneira diversificada. Não apresenta conduta simbólica, somente sensório-motoras, manipulando os objetos sem uma organização dos mesmos.
Quanto a característica geral das habilidades comunicativas apresenta comunicação intencional plurifuncional, em ampla participação de atividade dialógica por meio não verbais, porém simbólicas. Quanto a semântica o paciente apresentou déficits em identificar os animais solicitados.
IV - CONCLUSÃO
Diante o resultado da avaliação o paciente ainda se encontra em hipótese diagnóstica fonoaudiólogico interrogado Atraso de Linguagem(?), necessários exames complementares e intervenção para estimulação da linguagem oral.
...