A Atividade Genética Humana
Por: camilasim12 • 8/1/2024 • Trabalho acadêmico • 259 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
[pic 1]
Genética Humana
Questões
- Para a análise do cariótipo em banda G (bandamento GTG), cultivou-se linfócitos do sangue periférico. Pergunta-se:
- Como os linfócitos T voltam a se dividir em cultura, uma vez que no sangue eles já se encontram diferenciados? Explique em quatro linhas.
R: Através da fitohemaglutinina (induz a divisão dos linfócitos T). Portanto, em cultura, os estímulos apropriados podem mimetizar as condições necessárias para ativação e divisão celular dos linfócitos T, permitindo a análise do cariótipo a partir de células em fase ativa de divisão.
- Qual a ação da colchicina e da solução hipotônica? Explique em seis linhas.
R: A Colchicina paralisa a divisão celular nas metáfases, ao bloquear a divisão celular em metáfase, ela permite que os cromossomos fiquem visíveis e acessíveis para a análise do cariótipo. Enquanto a solução hipotônica degrada e rompe a membrana celular, é usada para inchar as células, tornando os cromossomos mais evidentes e facilitando sua visualização ao microscópio, sendo um método eficaz para separar os cromossomos.
- A análise cariotípica de um bebê com 15 dias de vida revelou a seguinte constituição cariotípica: 47,XY,+21[80%]/48,XY,+i(X)(q10),+21[20%]. Explique, resumidamente, as possíveis origens dessas alterações? Quais as síndromes envolvidas?
R: As possíveis origens dessas alterações são a divisão celular aneuplóide, em que o número de cromossomos não é o normal, e a translocação, sendo uma alteração em que um pedaço de um cromossomo é transferido para outro cromossomo. O bebê apresenta a Síndrome de Down, também conhecida como trissomia do 21, e a Síndrome de Klinefelter que envolve uma constituição cromossômica XXY
...