A Avaliação Patologia Clinica Veterinaria
Por: Weverton Aragão • 17/8/2023 • Resenha • 321 Palavras (2 Páginas) • 84 Visualizações
2º AVALIAÇÃO PATOLOGIA CLINICA VETERINARIA
[pic 1]
R= leucocitose, desvio a esquerda, eosinopenia, neutrofilia (possivel inflamação), tem toxicidade (corpusculos de dohle), paciente perdendo leucocitos (pode ser CID, devendo fazer tratamento imediato), hipersegmentação (efeito do cortisol).
Leucograma de inflamação
[pic 2]
R= cinomose ou diabetes ?
[pic 3]
R= piometra
[pic 4]
R= A linfocitose tem duas causas comuns. A primeira é a resposta à excitação e a segunda é a leucemia linfocítica. Se a contagem celular estiver apenas levemente aumentada e as células forem morfologicamente pequenas, com linfócitos de aparência normal, uma resposta excitatória deverá ser considerada. Se as contagens excederem esse valor de referência (12 mil caes e 20 mil gatos) ou o animal não estiver excitado, deve-se considerar leucemia linfocítica como possível diagnóstico.
[pic 5]
R= a) alterações tóxicas
b) linfócitos reativos
c) linfócitos granulares – anomalia de granulação de gatos birman
[pic 6]
R= leucócitos totais normais, neutrofilia, linfopenia, eosinopenia, monocitose..
Leucograma de estresse
[pic 7]
R= desvio a esquerda, neutropenia severa
Falso leucograma de inflamação ou leucograma de consumo
Anomalia de pelger-huet
[pic 8]
R= A alteração mais consistente é a linfopenia, já que os esteroides podem levar à apoptose dos linfócitos e alterar seus padrões de circulação. Neutrofilia já que os esteroides vão causar um aumento da viscosidade e marginalização celular que vai levar ao aumento da retenção de neutrófilos na circulação, causando uma hipersegmentação. E há a eosinopenia e monocitose é comum em cães.
9- Diferencie a policitemia fisiologicamente apropriada da policitemia fisiologicamente inapropriada.
-Policitemia apropriada: trata-se da policitemia absoluta secundária devido hipoxemia, e é observada quando a oxigenação tecidual inadequada desencadeia um aumento na produção de eritropetina, aumentando o numero de hemácias e o aumento da concentação de O2 tecidual. Ocorre devido doenças cardíacas ou pulmonares crônicas graves, obesidade, etc.
- Policitemia inapropriada: trata-se da Policitemia absoluta secundaria por aumento da produção de eritropoetina. Acontece quando a produção de eritropoetina está aumentada na ausência de hipoxia tecidual generalizada. Ocorre em pacientes com lesões renais e pacientes com neoplasias extrarrenais.
...