A Clonagem Humana
Por: Juliana Gonçalves • 16/11/2023 • Relatório de pesquisa • 1.161 Palavras (5 Páginas) • 90 Visualizações
E.E.W.B Cívico-Militar
Brigada de Incêndio
2023
Leanderson A.
Thales K.
Elias P.
Jean G.
Geovane
[pic 1]
2023
Introdução
Uma brigada de incêndio desempenha um papel fundamental na segurança de edifícios, empresas e instalações. É um grupo de pessoas treinadas e equipadas para prevenir, combater incêndios e agir em situações de emergência que ameacem a segurança das pessoas e do patrimônio. Este artigo abordará as funções e responsabilidades de uma brigada de incêndio, bem como as leis e normas relacionadas a essa importante equipe de segurança.
Além do pré-requisito de que os membros da brigada de incêndio precisam ter alguma capacitação na área. Além disso, é importante saber que as leis que regem esta atividade mudam a depender da região.
Assim, caso os membros sejam voluntários, é necessário que sejam funcionários da empresa, pois apenas dessa forma irão garantir que estarão a maior parte do tempo presentes no local.
Uma vez que o grupo está formado, a brigada deverá seguir determinados padrões de segurança, especialmente os que se relacionam com níveis de hierarquias. A estrutura segue a seguinte ordem:
- Coordenador Geral: dentro de uma brigada de incêndio, este é considerado o membro de maior autoridade. Ou seja, é ele quem terá a responsabilidade de coordenar o grupo;
- Chefe: se a planta do local possuir duas ou mais edificações, quem está na posição de Chefe deverá manter a segurança de um destes ambientes. Em relação à hierarquia dentro da brigada, ele está apenas abaixo do Coordenador Geral;
- Líder do Setor: este é o membro que coordena a equipe dentro de um determinado setor da empresa. Por exemplo, tomará conta de apenas um pavimento;
- Brigadistas: por fim, estes estarão capacitados a agir só depois de realizarem um treinamento de pelo menos 12 horas – onde 4 horas serão dedicadas apenas a atividades práticas.
Desenvolvimento
O que é a brigada de incêndio:
O cuidado com a vida dos colaboradores de uma empresa é um princípio básico para segurança e harmonia do ambiente de trabalho. Assim como a CIPA e o PPP, a brigada de incêndio também faz parte da legislação. No entanto, as leis da brigada de incêndio são de responsabilidade dos Estados e devido a isso, cada governo Estadual estabelece uma lei com base em normas locais já estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ou até mesmo pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).
A NR-23 (Norma Regulamentadora nº 23), descreve a brigada de incêndio como um grupo de pessoas voluntárias, e que são treinadas e capacitadas para auxiliarem os demais colegas de trabalho em situações de emergência, especialmente, em casos de incêndio.
Para estarem preparadas a ajudar aos demais colaboradores da empresa, este grupo de voluntários recebe formação técnica específica e teórica sobre primeiros socorros. Essa equipe também é responsável por identificar possíveis riscos no ambiente de trabalho e também por emitir relatórios e pareceres, além de fiscalizar o estado de conservação dos equipamentos de segurança.
Funções de uma Brigada de Incêndio:
Prevenção de Incêndios:
A brigada realiza inspeções regulares para identificar e corrigir potenciais fontes de incêndio. Além disso, promove a conscientização sobre práticas seguras no local de trabalho.
Combate a Incêndios:
Em caso de incêndio, a brigada intervém imediatamente usando equipamentos de combate a incêndios, como extintores, mangueiras e hidrantes, com o objetivo de controlar e extinguir as chamas.
Evacuação de Pessoas:
Lidera a evacuação segura de todas as pessoas presentes no local, garantindo uma saída organizada e evitando pânico.
Primeiros Socorros:
Presta primeiros socorros a feridos ou pessoas que necessitam de assistência médica devido ao incêndio ou a outras emergências.
Comunicação de Emergência:
Fornece informações rápidas às autoridades competentes e coordena com os serviços de bombeiros quando necessário.
Leis e Normas relacionadas:
As leis que regulamentam as brigadas de incêndio podem variar de acordo com a região, mas algumas referências importantes incluem: Normas Técnicas da ABNT, que estabelecem requisitos para a formação e atuação das brigadas. Leis estaduais e municipais que regulam a segurança contra incêndios, muitas vezes exigindo brigadas em certos tipos de edificações.
A Lei Federal nº 13.425/2017, que estabelece diretrizes gerais para a prevenção e combate a incêndios. A Norma Regulamentadora NR 23 do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata da prevenção de incêndios em locais de trabalho.
Nr-23
A NR23 estabelece que todos os locais de trabalho devem ter: proteção contra incêndio; saídas suficientes para a retirada do colaborador em serviço, em caso de incêndio; equipamentos suficientes para combater o princípio de fogo; pessoas capacitadas para o uso correto dos equipamentos.
...