A Medicina
Artigos Científicos: A Medicina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gizele2013 • 17/8/2013 • 256 Palavras (2 Páginas) • 506 Visualizações
XIII. ASPECTOS ÉTICOS DO PROJETO GENOMA HUMANO:
A decodificação do genoma humano proporcionará um grande fluxo de conhecimentos sobre a origem e o futuro da espéciehumana. Através do sequenciamento genético, ganharemos maiores esclarecimentos na nossa posição quanto à evoluçãobiológica e cultural; além disso, aprofundar-se-á o entendimento da evolução e da maneira de funcionamento do corpo humano.Por outro lado, as implicações éticas, legais e sociais dos conhecimentos gerados pelo Projeto Genoma Humano, em relação acaracterísticas normais e patológicas, bem como a integração destes na clínica médica têm sido amplamente discutidos noambiente científico.Discute-se os prós e os contras de se ter bancos de dados de DNA (fingerprint ou impressões genéticas) da população. Seria issoum benefício ou uma ameaça? Um dos maiores temores é a criação de uma classe de parias genéticos, formada por pessoasportadoras de mutações genéticas associadas a doenças. Essas pessoas podem enfrentar risco de desemprego e discriminação porparte das seguradoras e planos de saúde. Na Inglaterra, onde já existe um banco de DNA com mais de 300 mil amostras, seusdefensores argumentam que ele é muito importante para identificar criminosos ou infratores da lei. Mas quais seriam as possíveisimplicações do uso negativo dessas informações, por exemplo, em testes de paternidade?
Numa primeira fase do Projeto Genoma Humano, foi feito o mapeamento físico dos genes, ou seja, a localização no cromossomo de determinadas seqüências do DNA, correspondentes a cada gene do genoma. Numa segunda fase cada laboratório ou instituto de pesquisa, recebeu um cromossomo e ficou incumbido de determinar a seqüência ordenada e completa dos nucleotídeos que compõe aquele cromossomo.
...