Apresenta claramente o objetivo do estudo. Os objetivos foram justificados na introdução do artigo.
Por: cristianeberna • 17/4/2017 • Artigo • 356 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
Análise Crítica do Artigo “Mazul AL, Taylor JM, Divaris K, Weissler MC, Brennan P, Anantharaman D, Abedi-Ardekani B, Olshan AF, Zevallos JP. Oral health and human papillomavirus-associated head and neck squamous cell carcinoma. Cancer. 2016 Aug 29”.
Título
É informativo e conciso, entretanto falha em relacioná-lo com o objetivo do trabalho e com a metodologia empregada.
Introdução
Apresenta alguns dados epidemiológicos que indicam um possível papel do HPV como fator etiológico dos cânceres de cabeça e pescoço, principalmente os de orofaringe. Contextualiza as possíveis diferenças genéticas e clínicas entre as neoplasias HPV-positivas e HPV-negativas. Aponta a lacuna na literatura acerca da relação das condições orais de higiene e a presença de cânceres de cabeça e pescoço. Em resumo, a introdução é concisa e situa o leitor do problema, a revisão de literatura esclarece os assuntos em pauta no artigo.
Objetivos
Apresenta claramente o objetivo do estudo. Os objetivos foram justificados na introdução do artigo.
Métodos
Apesar de ser um estudo epidemiológico amplo, com uma amostra significativa de pacientes portadores de câncer de cabeça e pescoço, a avaliação das condições orais parece imprópria. O questionário abordava alguns sinais odontológicos que podem representar mais de uma alteração oral, ou serem interpretados de maneira errônea pelo paciente, levando-se em consideração que este não é familiarizado com o diagnóstico odontológico. O ideal seria uma inspeção física de cunho odontológico utilizando-se de índice de saúde oral já validado pela literatura.
A investigação da expressão imuno-histoquímica da oncoproteína p16, associada à presença do DNA viral dos HPV de alto risco oncogênico detectada por PCR, representam um método eficaz na detecção do HPV nas células.
Em síntese, a metodologia foi compreensivamente descrita, entretanto o método apresenta fragilidades.
Resultados
Coerentes com os objetivos do estudo. Apesar de apresentar relação entre a saúde oral com o risco de câncer, esta relação parece fraca.
Conciso e descrito de maneira impessoal. As tabelas estão claras e auto-explicativas.
Discussão
Discutiu a literatura atual, explicou os resultados e pontuou suas limitações e potencialidades.
Conclusões
De acordo com os objetivos, entretanto seria mais pertinente incluir as limitações do estudo.
Pontos fortes
Número amostral e o tema do estudo.
Pontos Fracos
Método de avaliação da saúde oral.
...