Articulador Odonologico
Casos: Articulador Odonologico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: henrique614 • 27/8/2014 • 823 Palavras (4 Páginas) • 432 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA
OCLUSÃO
Professor Carlos Neanes Santos
Aluno: Henrique Leite Sobral
RELATÓRIO PRÁTICO DE ARTICULADOR
São Cristóvão
2013
Materiais
01 Articulador Semi-Ajustável
01 Arco Facial
01 Lamparina a Álcool
01 Cera Rosa numero 7
01 Godiva
02 Modelos(Superior e Inferior)
No Arco Facial
Passo 01 - Com material a Godiva devidamente esquentada, estabeleça três pontos no garfo para serem registrados, de modo que um ponto seja anterior, localizado bem no centro do garfo e os outros dois na região posterior, um em cada semi-arco do garfo(geralmente na altura do 1º molar).
Passo 02 - Centralize a haste do garfo de mordida com a linha média do paciente e situe-o sobre os dentes superiores empurrando e segurando em posição até que o material endureça. Deve-se usar pequena quantidade de material, pois o objetivo é marcar apenas as pontas de cúspide dos dentes, para obtermos maior estabilidade do garfo. Em seguida, prove o modelo no registro, com a finalidade de confirmar sua estabilidade.
Passo 03 - Coloque o paciente sentado na cadeira e peça-lhe para manter o garfo na mesma posição, apoiando os polegares de encontro à maxila. Leve o arco facial com ajuda de um auxiliar até o paciente e introduza o conjunto de fixação do garfo na haste do garfo de mordida com um ângulo médio de 45º, de modo que a borboleta de fixação fique virada para baixo. Em seguida, com delicadeza, faça com que o auxiliar adapte as aurículas do arco facial no ouvido do paciente, de modo que fique o mais firme e anteriormente possível.
Passo 04 - Fixe o relator do násio na barra transversal do arco, de modo que o mesmo fique bem centrado, e apoie-o no naziun do paciente. Neste momento, as aurículas devem ser posicionadas o mais internamente possível no conduto auditivo do paciente e o relator naziun deve ser pressionado de encontro ao naziun do paciente e seu parafuso de fixação apertado. Em seguida aperte os três parafusos de fixação do arco com bastante força.
Passo 05 - Com o relator naziun e parafusos do arco bem apertados, empurre o conjunto fixador do garfo (junção) deslizando-se sobre a haste do garfo, até que este fique o mais próximo do lábio, sem tocá-lo, buscando-se assim uma maior estabilidade. Em seguida aperte a borboleta da haste vertical e subsequentemente a borboleta da articulação dupla (haste horizontal) de modo que o garfo fique em um ponto onde haja menor indução de tensão sobre sua haste. Neste momento, para a verificação do acerto do registro, pede-se ao paciente que solte os polegares do garfo de mordida, devendo permanecer o mesmo sem báscula e o arco facial fixo.
Passo 06 - Afrouxe o parafuso de fixação do relator naziun e retire o suporte do bloco do naziun. Logo, afrouxe o parafuso central do arco facial e segure a barra transversal do arco ao mesmo tempo em que o paciente abre lentamente a boca, retirando
...