As principais doenças do Envelhecimento
Artigo: As principais doenças do Envelhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lari2015 • 7/11/2014 • Artigo • 659 Palavras (3 Páginas) • 365 Visualizações
Introdução
Atualmente, o Brasil se encontra em avançado estágio de transição tanto para mortalidade quanto para fertilidade, o que permite prever de maneira confiável a distribuição etária e o tamanho da população nas próximas quatro décadas.
Enquanto a população de idosos com idade acima dos 65 anos aumentará em velocidade acelerada (2 a 4% ao ano), a população jovem diminuirá. De acordo com projeções das Nações Unidas, a população idosa aumentará de 3,1% em 1970 para 19% em 2050.
A transição demográfica encontra-se em diferentes fases ao redor do mundo. Em conjunto com a transição epidemiológica, resulta no principal fenômeno demográfico do século 20, conhecido como envelhecimento populacional. Este fenômeno tem levado a uma reorganização do sistema de Saúde, pois essa população exige cuidados que são um desafio devido às doenças crônicas que apresentam, e disfunções funcionais nos últimos anos de suas vidas.
A maior procura dos idosos por serviços de saúde. As internações hospitalares são mais freqüentes e o tempo de ocupação do leito é maior quando comparado a outras faixas etárias.
Desta forma, o envelhecimento populacional se traduz em maior carga de doenças na população, mais incapacidades e aumento do uso dos serviços de saúde.
As principais doenças do Envelhecimento
Infartos;
AVC;
Diabetes Mellitus;
Enfisema pulmonar e Bronquite Crônica;
Pneumonia;
Hipertensão Arterial;
Mal de Alzheimer;
Osteoartrose;
Osteoporose;
Catarata.
Osteoporose
Redução da densidade óssea que resulta da incapacidade do corpo em produzir células ósseas novas suficientes ou de uma reabsorção exagerada de cálcio e fosfato proveniente dos ossos existentes. Isso acarreta ossos finos e quebradiços que são suscetíveis a fraturas.
A Osteoporose é comum em mulheres pós – menopausa, em que uma perda da função ovariana resulta numa redução na produção de estrogênio.Ela também pode ser causada por inatividade prolongada e imobilização, desordens endócrinas.
Metabolismo ósseo normal:
Osteoclastos: Corrosão do osso por 3 semanas,escavação de um túnel de 0,2 a 1mm de diâmetro e vários milímetros de comprimento;
Osteoblastos: preenchem o túnel deixado pelos osteoblastos,imediatamente deposição de osso novo;
Perda Óssea: H=0,3%a o ano,M=1% ao ano;
Os desequilíbrios no processo de remodelação altera as atividade osteoblástica, osteoclástica ou ambas: OSTEOPOROSE
Em média ,15% dos pacientes que sofrem fraturas relacionadas à osteoporose vão a óbito no primeiro ano após a fratura;
Complicações:
Trombose venosa profunda;
Embolismo pulmonar;
Pneumonia;
Sintomas
A osteoporose é uma doença de instalação silenciosa. O primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço por menor que sejam.
As lesões mais comuns são as fraturas das vértebras por compressão, que levam a problemas de coluna e à diminuição da estatura e as fraturas do colo do fêmur, punho (osso rádio) e costelas. Nas fases
...