Banco De Dentes E Manuseio De Dentes
Pesquisas Acadêmicas: Banco De Dentes E Manuseio De Dentes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lianesobral • 20/10/2013 • 334 Palavras (2 Páginas) • 756 Visualizações
Em 1996 o Ministério da Saúde regulamentou que qualquer elemento humano que fosse utilizado para fins de estudo e pesquisa tinham que ter uma procedência identificada, com isso foi criado o banco de dentes humanos (se a pesquisa for com dentes), visando uma diminuição de infecções cruzadas, organizando a distribuição para alunos de graduação e pós-graduação baseado nos princípios de ética, dessa forma eliminando um comercio que seria ilegal, desses dentes.
A criação do banco de dentes facilitou o manuseio dos dentes, pois é de fundamental importância para que se trabalhe com eles. Para uma boa organização do funcionamento de utilização dos dentes vai ocorrer primeiramente a valorização dos dentes como órgão, a arrecadação dos dentes, preparação dos dentes, cessão e/ou empréstimo de dentes, administração dos dados e registros e realização de pesquisas e atividades didáticas.
Dentro da funcionalidade do banco de dentes humanos (BDH), há a etapa de preparação para uma melhor manipulação, desinfecção e estocagem desses dentes. É importante ressaltar que os métodos de desinfecção ainda interferem nas características físico-químicas desses dentes que podem comprometer os resultados das pesquisas realizadas, mas é de grande importância mantê-los esterilizados porque eles são fontes severas de patógenos.
As etapas de manipulação consistem nas seguintes fases:
a) lavagem previa com água corrente, detergente e esponja
b) distribuição em recipientes específicos e identificados:
São separados em:
1- incisivos (superiores e inferiores)
2- caninos
3- pré-molares (superiores e inferiores)
4- molares (superiores e inferiores)
5- terceiros molares
6- raízes residuais
7- próteses (dentes com coroas totais, com raízes integras ou não)
8- anômalos
9- seccionados
c) armazenar todos os elementos em água destilada sob refrigeração, que devera ser trocada semanalmente
d) o numero de dentes deve ser atualizado baseando-se no fluxo de entrada e saída
e) identificar os recipientes com as etiquetas, com as seguintes anotações: data de chegada dos dentes (separados mensalmente), data da ultima troca da solução de armazenamento e tipo de dente
f) raspagem dos dentes: remoção de restos orgânicos.
...