Bioquimica Carboidratos
Pesquisas Acadêmicas: Bioquimica Carboidratos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MtheusP • 13/4/2014 • 4.536 Palavras (19 Páginas) • 764 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS - FACIME
CURSO: MEDICINA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
PROFESSOR: JOÃO LUIZ MACEDO
CARACTERIZAÇÃO DE AMINIÁCIDOS E PROTEÍNAS
MATHEUS PONCIANO
RODOLFFO FRUTUOZO
NOVEMBRO/13
INTRODUÇÃO
As proteínas incluem as moléculas com capacidade enzimática e as fibrilas contrácteis responsáveis por movimentos celulares e pela contracção muscular. As proteínas são cadeias de polipeptídeos enroladas sobre si e estabilizadas por ligações de pontes de hidrogénio, pontes de enxofre e outros. Os polipeptídeos são formados por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Estas ligações ocorrem entre os grupos, carboxílico e amino, de aminoácidos vizinhos. Podem ser estruturalmente classificadas em fibrosas ou globulares. Podem ser também classificadas de acordo com sua complexidade em primária, secundária, terciária e quaternária.
Esta prática teve como objetivos caracterizar a presença de material biológico em proteínas através de testes que reconheçam a presença de aminas primárias presentes em solução (reação da ninhidrina); a presença de sulfidrila nos aminoácidos cistina e cisteína (reação do grupo sulfidrila);a presença de tirosina e triptofano na cadeia peptídica (reação xantoprotéica); a presença de peptídeos com mais de dois resíduos de aminoácidos (reação do biureto); a presença de arginina e prolina na cadeia peptídica (reação de sakaguchi); Procurou-se também na realização da prática reconhecer as proteínas como moléculas eletricamente carregadas, avaliando a influência do pH sobre tais cargas bem como os grupamentos e fatores ligados a solubilidade das proteínas em água.
MATERIAIS E MÉTODOS
REAÇÃO DE BIURETO
Os materiais utilizados para a realização da aula prática foram: 3 tubos de ensaio; pipetas graduadas de 2 mL; pipeta de Pasteur; suporte para tubos de ensaio; reagente de biureto; solução de ovoalbumina; solução de gelatina e água destilada.
Primeiramente, os tubos de ensaio foram colocados no suporte de modo alinhado e separado para facilitar sua posterior identificação. Foi pipetado em um tubo de ensaio 2 ml de solução de ovoalbumina e 2 ml de biureto que em seguida foi agitada. Em outro tubo de ensaio foi colocado 2 ml de gelatina e 2ml de biureto e agitou-se. O mesmo procedimento foi realizado com uma solução controle de água destilada no lugar da solução de proteína e fez-se o agitamento. Observou-se o resultado.
REAÇÃODENINHIDRINA
Os materiais utilizados para a realização da aula prática foram: 2 tubos de ensaio, pipetas graduadas de 2ml, pinça de madeira, uma pipeta de Pasteur, suporte para tubos de ensaio, fogareiro, solução de ninhidrina e solução de ovoalbumina.
Primeiramente, os tubos de ensaio foram colocados no suporte de modo alinhado e separado para ficar fácil a identificação dos tubos posteriormente. Foram pipetados 2 ml da solução de ninhidrina em um tubo de ensaio. Adicionou-se, então, 5 gotas da solução de ovoalbumina e a solução foi fervida durante 2 minutos. O mesmo procedimento foi realizado com solução de água destilada no lugar da solução de proteínas. Logo depois, observou-se o resultado.
PRECIPITAÇÃO COM SAIS DE METAIS PESADOS
Os materiais utilizados para a realização da aula prática foram: 1 tubo de ensaio, uma pipeta de 2 mL, uma pipeta de Pasteur, solução de ovoalbumina, solução de acetato de chumbo a 10%.
A prática procedeu-se da seguinte forma: foi pipetado em um tubo de ensaio 2 ml da solução de ovoalbumina. Em seguida adicionou-se 5 gotas da solução de acetato de chumbo a 10%. O cloreto de mercúrio que deveria participar da prática não foi utilizado poia não havia no laboratório. Logo depois, observou-se o resultado.
PRECIPITAÇÃO PELOS ÁCIDOS FORTES
Os materiais utilizados para a aula prática foram: 1 tubo de ensaio, pipeta de 5 mL, solução de ovoalbumina, água destilada e ácido nítrico concentrado.
A prática procedeu-se da seguinte forma: Foi pipetado em um tubo de ensaio, 1 ml de solução de ovoalbumina e mais 3 ml de água destilada. Acrescentou-se pelas paredes, mantendo o tubo inclinado, 0,5 ml de ácido nítrico
...