TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica I

Dissertações: Bioquimica I. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

I) INTRODUÇÃO:

Açúcares redutores são todos aqueles que possuem uma hidroxila no carbono anomérico livre, ou seja, sem estar comprometida em uma ligação química, podendo então reduzir outras moléculas com características oxidantes. Esta habilidade pode ser utilizada como instrumento para a quantificação de açúcares.

Quantificar açúcares é uma rotina muito importante na rotina de laboratórios ou indústrias comprometidas com os processos fermentativos. A capacidade fermentativa dos microorganismos utilizados nesses processos reflete diretamente na disponibilidade de substratos energéticos para o início das reações que terminarão em um produto desejado. Havendo uma concentração baixa de substrato a probabilidade dos microorganismos encontrarem moléculas para iniciarem a fermentação é mais baixa, o que ocasionaria uma eficiência menor, que é decisiva para o lucro de indústrias que os realizam comercialmente.

Em outro extremo, uma quantidade elevada de açúcares pode impedir que a fermentação ocorra nas quantidades desejadas, pois mataria os microorganismos por conta da alta pressão osmótica que um meio hipertônico tem sobre o solvente presente no citoplasmas de suas células.

O método DNS utiliza a característica redutora de açúcares para sua quantificação. O princípio vem através de uma molécula chamada Ácido 3,5 – dinitro salicílico (DNS) que quando puro apresenta uma coloração alaranjada, este ácido é facilmente reduzido por açúcares, embora possa apresentar menor eficiência se a solução utilizada possuir outras espécies redutoras fortes. Quando reduzido, o DNS se torna ácido 3-amino – 5 – nitro salicílico, e passa a apresentar-se com uma coloração acastanhada.

Através dessa mudança de coloração é possível construir roteiros de ensaios colorimétricos e medir a quantidade de açúcares relacionando a quantidade de DNS reduzido (a estequiometria da reação é 1:1). Todavia, um dos principais substratos para a fermentação de microorganismos é a sacarose, que não possui poder redutor, é necessário neste caso, a hidrólise ácida desses açúcares em glicose e frutose, para apenas depois disto proceder como uma análise pelo método DNS comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com