Características Dos Seres Vivos
Exames: Características Dos Seres Vivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carolis_eristov • 6/11/2014 • 314 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
. Composição química:
- Substâncias inorgânicas: águas, sais minerais.
- Substâncias orgânicas (possuem o carbono como elemento principal): carboidratos, lipídios, protídios e
ácidos nucléicos.
- Composição química aproximada da matéria viva: 75 a 85% de água, 1% de sais minerais, 1 % de
carboidratos, 2 a 3% de lipídios, 10 a 15% de protídios e 1% de ácidos nucléicos.
. Reprodução: capacidade que os seres vivos têm de dar origem a novos indivíduos semelhantes a eles. Pode ser: sexuada (gâmica) ou assexuada (agâmica).
. Evolução: transformação gradual de grupos de organismos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.
. Metabolismo: conjunto de processos químicos responsáveis pela transformação e utilização da matéria e da energia pelos organismos. Apresenta duas etapas: anabolismo (processos de síntese) e catabolismo (processos de degradação).
. Organização celular: com exceção dos vírus, todos os outros seres vivos são formados por células.
. Diferenciação celular: ocorre nos multicelulares. As células sofrem modificações dando origem a grupos de células com formas variadas, cada qual adaptada ao exercício de uma determinada função.
. Movimento: variação na posição do corpo no decorrer do tempo em relação a um sistema de referência.
. Origem: todo o ser vivo provém de outro, seu semelhante, do qual herda as características.
Os corpos brutos, ao contrário, podem originar-se de uma reação entre dois elementos diferentes. Assim, um volume de oxigênio com dois volumes de hidrogênio dão origem à água, cujas características diferem completamente das propriedades dos elementos que lhe deram origem.
. Irritabilidade (Excitabilidade): é a capacidade que têm os seres vivos de responderem aos estímulos exteriores com reações que denotam a tendência à conservação de sua integridade. Nos corpos brutos não há relação entre o estímulo e a reação produzida.
. Adaptação: dentro de limites, o ser vivo tem uma peculiar capacidade de se ajustar estrutural e funcionalmente às condições ambientais. Isso atesta a versatilidade do ser vivo, o que é importante para sua subsistência como unidade.
...