Cinesiologia
Casos: Cinesiologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexagrin • 6/11/2013 • 960 Palavras (4 Páginas) • 1.528 Visualizações
01. Qual é a diferença entre Cinemática e Cinética?
A Cinemática analisa o movimento sem analisar as forças que o causam enquanto que a Cinética lida com as forças que produzem, param ou modificam os movimentos dos corpos.
02. O que é Cadeia Cinemática Articular?
Definida como uma combinação de várias articulações unindo segmentos sucessivos.
03. O que é Cadeia Cinemática Muscular?
É um grupo de músculos mono ou biarticulares motores da cadeia articular
04. O que é um movimento realizado em cadeia aberta? E o realizado em cadeia fechada?
O movimento em cadeia aberta é o que ocorre na parte distal de uma extremidade e que a parte proximal está estabilizada. Na cadeia aberta, nem todos os segmentos se movem e, embora os movimentos também sejam utilizados nas atividades diárias, eles podem ser menos funcionais pelo menor número de articulações se movendo.
O movimento em cadeia fechada é o que ocorre na parte proximal de uma extremidade porque a parte distal está estabilizada. Na cadeia fechada, todos os segmentos se movem e são mais funcionais, como, por exemplo, o ato de sentar e levantar de uma cadeira. Esse tipo de movimento realiza além do trabalho articular e muscular, uma ativação sensório-motora
05. Como definir força? O que é o torque?
Força pode ser definida como todo agente capaz de produzir ou modificar um movimento e de deformar um corpo.
Torque é o efeito de uma força que tende a causar rotação ao redor de um eixo
06. Quais são as três alavancas existentes?
Uma alavanca é uma barra rígida que é capaz de mover-se ao redor de um ponto fixo. Existem três Ordens ou Classes de alavancas, cada uma caracterizada pelas posições relativas do ponto de apoio, esforço e peso.
Alavanca de 1ª ordem – alavanca interfixa – alavanca de equilíbrio;
Alavanca de 2ª ordem – alavanca interresistente – alavanca de força ou de esforço;
Alavanca de 3ª ordem – alavanca interpotente – alavanca de velocidade
07. Em relação ao grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do ombro, e qual é o tipo dessa articulação? Quais são as articulações que compõem o complexo articular da cintura escapular? Quais são os motores principais dos movimentos do ombro, levando-se em conta as articulações da cintura escapular?
Ela possui movimentos em todos os planos e eixos, tornando-se a articulação com maior mobilidade no corpo, o que faz dela uma articulação instável e susceptível às lesões. Sendo do tipo sinovial, triaxial e esferóide.
O complexo articular da cintura escapular é composto pela articulação glenoumeral (sinovial-esferoide-triaxial); articulação subacromial, conhecida como uma falsa articulação, articulação escápulo-torácica (plana-anaxial); articulação acromioclavicular (plana-anaxial) e articulação esternoclavicular (selar).
Motores principais dos movimentos do ombro:
1. Flexão e extensão no plano mediano em torno do eixo lateral.
2. Abdução e adução no plano frontal em torno do eixo anteroposterior.
3. Rotação medial e lateral no plano horizontal em torno do eixo longitudinal.
4. Adução e abdução horizontal no plano horizontal em torno do eixo longitudinal.
5. Cincundução.
08. Quanto ao grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do cotovelo, e qual é o tipo dessa articulação? Quais são as articulações que compõem o complexo articular do cotovelo? Quais são os motores principais dos movimentos do cotovelo?
A articulação do cotovelo é sinovial, monoaxial, do tipo gínglimo, e possui três articulações contidas em uma cápsula articular comum formando uma unidade.
Articulações do complexo articular do cotovelo:
1. Articulação umeroulnar: encontra-se entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna;
...