CINESIOLOGIA
Artigo: CINESIOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jacksoncoan • 16/4/2013 • 888 Palavras (4 Páginas) • 1.385 Visualizações
Movimentos do complexo do ombro e da escápula
O ombro é uma articulação com quatro liberdades de movimento que são realizadas nos planos sagital, frontal e transverso, para isso é necessário um sinergismo entre os músculos do cíngulo do membro superior e o complexo do ombro, além dos movimentos escapulotorácico de: elevação, depressão, protração, retração, rotação para cima e rotação para baixo.
Através desse sinergismo conseguimos realizar todos os movimentos do ombro com seus ângulos máximos que são:
No plano sagital o movimento de flexão é de 0 a 180º, a extensão é o retorno à posição anatômica e a hiperextensão é de 0 a 45º.
No plano frontal tem os movimentos de abdução e adução, com a abdução atingindo 180º e a adução o retorno a posição anatômica (LIPPERT,2003).
No plano transverso tem os movimentos de rotação medial e rotação lateral. A partir da posição neutra é possível realizar 90º em cada direção. Ainda no plano transverso os movimentos de abdução horizontal e adução horizontal, estes movimentos iniciam com 90º de abdução do ombro. A abdução horizontal é de aproximadamente 30º, e a adução horizontal é de 120º, e circundação que exprime todos movimentos realizados pelo ombro.
São dezesseis músculos envolvidos com todos os movimentos do ombro, e podemos dividir em cinco músculos do cíngulo do membro superior e onze com o ombro. Os cinco músculos do cíngulo do membro superior são: trapézio, serrátil anterior, rombóides, levantador da escápula e peitoral menor. E os onze músculos do ombro que são: deltóide, peitoral maior, redondo maior, latíssimo do dorso, coracobraquial, manguito rotador: o supra-espinhoso, infra-espinhoso, redondo menor e subescapular, bíceps braquial e tríceps braquial (TORTORA & GRABOWSKI, 2002).
Movimento de extensão realizado pelo ombro
Extensão – a extensão ocorre no plano sagital, esse movimento é realizado pelos músculos deltóide (parte espinhal), latíssimo do dorso, redondo maior, tríceps braquial (cabeça longa), peitoral maior (parte esternal), este tendo ação quando o braço estiver a 90º, a extensão é descrita como o retorno à posição anatômica, correspondendo a 0º.
Hiperextensão – a hiperextensão ocorre no plano sagital, esse movimento é realizado pelos músculos latíssimo do dorso e deltóide (parte espinhal), a partir da posição anatômica é possível alcançar 45º.
Extensão:
* Deltóide Posterior;
* Grande Dorsal;
* Redondo Maior;
* Tríceps Braquial;
Obs.: Na extensão de ombro o agonista é o grande dorsal, já os sinergistas acessórios são o deltóide posterior, o redondo maior e o tríceps braquial, e os sinergistas verdadeiros são o redondo maior, pois impede a rotação lateral e o deltóide posterior, pois impede a rotação medial.
MÚSCULOS DO OMBRO
Músculos do Ombro
Deltóide
Supra-espinhal
Infra-espinhal
Redondo Menor
Redondo Maior
Subescapular
________________________________________
DELTÓIDE
Ombro
Inserção Proximal: 1/3 lateral da borda anterior da clavícula, acrômio e espinha da escápula
Inserção Distal: Tuberosidade deltóidea - úmero
Inervação: Nervo Axilar (C5 e C6)
Ação: Abdução do braço, auxilia nos movimentos de flexão, extensão, rotação lateral e medial, flexão e extensão horizontal do braço. Estabilização da articulação do ombro
Ilustrações
Topo da Página
SUPRA-ESPINHAL
Ombro
Inserção Medial: Fossa supra-espinhal - escápula
Inserção Lateral: Faceta superior do tubérculo maior do úmero
Inervação: Nervo Supra-escapular (C5 e C6)
Ação: Abdução do braço
Ilustrações
Topo da Página
INFRA-ESPINHAL
Ombro
Inserção Medial: Fossa infra-espinhal da escápula
Inserção Lateral: Faceta média do tubérculo maior do úmero
Inervação: Nervo Supra-escapular (C5 e C6)
Ação: Rotação lateral do braço
Ilustrações
Topo da Página
REDONDO MENOR
Ombro
Inserção Medial: 2/3 superior da borda lateral da escápula
Inserção Lateral: Faceta inferior do tubérculo maior do úmero
...