TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação de carboidratos

Relatório de pesquisa: Classificação de carboidratos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2015  •  Relatório de pesquisa  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Metabolismo é a soma de muitos processos químicos em um organismo vivo, pelos quais a energia se torna disponível ao funcionamento do organismo como um todo 1. Dessa forma, o organismo depende da quebra de substâncias alimentares para obtenção de energia afim de manter seus processos vitais, ou seja, as proteínas são quebradas em aminoácidos, as gorduras em ácidos graxos e os carboidratos em monossacarídeos. Nesta revisão abordaremos a estrutura e função dos carboidratos no metabolismo.

Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza e para muitos carboidratos, sua fórmula geral é: [C(H2O)]. Daí, o nome carboidrato ou hidrato de carbono. São moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas: fonte e reserva de energia, papel estrutural e matéria prima para biossíntese de outras moléculas2.

Classificação dos carboidratos

Monossacarídeos

São carboidratos não hidrolisáveis, sendo os mais simples monossacarídeos compostos por no mínimo 3 carbonos 2,3, por exemplo, aldoses e cetoses. Também podem ser classificados de acordo com o número de carbonos de suas moléculas, assim, as trioses são os monossacarídeos mais simples seguidos das tetroses, pentoses, hexoses, heptoses, etc 2,3. Destes, os mais importantes são as pentoses e as hexoses.

As pentoses mais importantes são: ribose, arabinose e xilose. As hexoses mais importantes são: glicose, galactose, manose e frutose2.

Dissacarídeos

São carboidratos ditos glicosídeos, pois são formados a partir da ligação de 2 monossacarídeos através de ligações denominadas “Ligações Glicosídicas” 3. A ligação glicosídica ocorre entre o carbono anomérico de um monossacarídeo e qualquer outro carbono do monossacarídeo seguinte, através de suas hidroxilas e com a saída de uma molécula de água2. O tipo de ligação glicosídica é definido pelos carbonos envolvidos e pelas configurações de suas hidroxilas2.

Oligossacarídeos

Oligossacarídeos são carboidratos que por hidrólise originam dois ou mais monossacarídeos, por exemplo, dissacarídeos, quando por hidrólise produzem dois monossacarídeos ou trissacarídeos, quando por hidrólise produzem três monossacarídeos (ex.: rafinose = glicose + frutose + galactose)4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com