Corporeidade E Motricidade
Ensaios: Corporeidade E Motricidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: michelesjc • 29/3/2014 • 445 Palavras (2 Páginas) • 1.040 Visualizações
CORPOREIDADE E MOTRICIDADE HUMANA
Pela Corporeidade existimos pela Motricidade nos humanizamos. A Motricidade não é movimento qualquer, é expressão humana
O corpo é o princípio e a condição estruturante da existência humana e o veículo do ser no mundo. Dessa forma ele não pode ser encarado somente sob o ponto de vista físico, mas dentro de uma perspectiva mais ampla já que não estamos no mundo diante do nosso corpo; estamos no nosso corpo, ou melhor, nós somos o nosso corpo.
A corporeidade integra tudo o que o homem é e pode manifestar nesse mundo: espírito, alma, sangue, ossos, nervos, cérebro, etc. Está associada ao corpo humano e ao comportamento motor ou ato motor.
A motricidade é a manifestação viva desta corporeidade, é o discurso da cultura humana. “A imagem corporal é a figuração de nosso corpo, formado em nossa mente, ou seja, o modo pelo qual ele se apresenta para nós. Está ligada ao movimento do corpo e sua conduta motora (movimento intencional, com sentido, significado, temporalidade e espacialidade).
Através de suas manifestações corporais o ser humano se comunica e se expressa, deixando transparecer suas carências, privações, necessidades, dificuldades existenciais e emocionais. Em cada palavra da linguagem corporal, cresce o diálogo entre os homens e o corpo proporciona diversas e sucessivas leituras.
A motricidade surge da corporeidade e a conduta motora pode ser considerada como o comportamento motor enquanto portador de significado, de intenção, de consciência clara, de vivência e convivência numa dialética entre o intrapessoal e o interpessoal.
“O essencial é a intencionalidade, a significação e a expressão do movimento, e desta forma o movimento põe em jogo toda a personalidade do indivíduo”. A motricidade é a projeção de um mundo (o próprio homem) em outro mundo (envolvimento), sendo, portanto inconcebível perceber o homem sem movimento e envolvimento.
Sendo assim a corporeidade diz respeito à essência ou à natureza do corpo ou dos estados corporais, relacionando-se a tudo que preencha o espaço e se movimente, mas que, ao mesmo tempo, situe o homem como um ser no mundo.
A Motricidade requer que percebamos o movimento em totalidade para o desenvolvimento dos seres humanos, o qual possa ser amplo em todas as fases da vida. Nessa perspectiva é imprescindível o ideal de corpo e seu movimento como estado de um projeto em construção consciente de ser e mover-se no mundo, para as exigências que norteiam seu deslocamento em tempo e espaço.
A emoção tem um papel positivo na imagem corporal. Vem contribuir com a autoestima do indivíduo e como ele se sente sobre si. Há uma integração entre o lado fisiológico, neural e emocional, além dos fatos sociais. Não dá para analisar o corpo fora dessas dimensões.
...