DESENVOLVIMENTO OU AGRAVAMENTO DE DOENÇAS ASSOCIADAS À OBESIDADE
Por: Larissa Junia • 25/5/2020 • Trabalho acadêmico • 3.649 Palavras (15 Páginas) • 174 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DE CONTAGEM
CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA
DESENVOLVIMENTO OU AGRAVAMENTO DE DOENÇAS ASSOCIADAS À OBESIDADE
Larissa Junia de Oliveira Silva
Contagem, 2020
Larissa Junia de Oliveira Silva
DESENVOLVIMENTO OU AGRAVAMENTO DE DOENÇAS ASSOCIADAS À OBESIDADE
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Patologia Geral do curso de Biomedicina do Centro Universitário Una de Contagem, para complementação de carga horária.
Orientador: Profº Bruno Nascimento
Contagem, 2020
DESENVOLVIMENTO OU AGRAVAMENTO DE DOENÇAS ASSOCIADAS À OBESIDADE
RESUMO
A obesidade, doença constituinte do grupo de doenças crônicas não transmissíveis, é vista como uma doença crônica complexa e multifatorial, que afeta mais da metade da população nos países desenvolvidos, alcançando proporções epidêmicas alarmantes devido ao acúmulo excessivo de gordura corporal, sendo localizado ou generalizado. Isto serviu para dar sustentação ao objetivo da revisão bibliográfica que trata de compreender a respeito das principais doenças associadas ou agravadas pela obesidade. As considerações finais demonstraram que a obesidade é responsável por ter relação direta acarretando ou desenvolvendo diversas doenças como doenças cardiovasculares e metabólicas, até mesmo certos tipos de câncer.
Palavras-chave: Obesidade; doença crônica; doenças crônicas não-transmissíveis; saúde.
ABSTRACT
Obesity, a disease that makes up the group of chronic non communicable diseases, is seen as a complex and multifactorial chronic disease that affects more than half of the population in developed countries, reaching alarming epidemic proportions due to the excessive accumulation of body fat, being located or widespread. This served to support the objective of the bibliographic review that tried to understand about the main diseases associated or aggravated by obesity. The final considerations showed that obesity is responsible for having a direct relationship leading to or developing several diseases such as cardiovascular and metabolic diseases, even certain types of cancer.
Keywords: Obesity; noncommunicable chronic disease; chronic disease; health.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO4
- METODOLOGIA5
- REFERENCIAL TEÓRICO6
3.1. O MAL DO SÉCULO XXI......................... .................................................6
3.2. PATOLOGIAS ASSOCIADAS À OBESIDADE.......................................11 - CONSIDERAÇÕES FINAIS16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................17
- INTRODUÇÃO
A obesidade de acordo com a Organização Mundial de Saúde é vista como uma doença crônica complexa e multifatorial, que afeta mais da metade da população nos países desenvolvidos, alcançando proporções epidêmicas alarmantes sendo considerada como a epidemia do século XXI, responsável pela morte de 2,8 milhões de indivíduos anualmente em toda extensão mundial. Portanto é considerada como o acúmulo excessivo localizado ou disseminado de gordura nas células adiposas, que ocorre pela junção de fatores ambientais, comportamentais e/ou endócrino-metabólico. (ZAGO, 2013)
Atualmente identifica-se a obesidade como um estado inflamatório crônico de baixo grau, sendo um fator de risco para várias patologias, acarretando prejuízos e complicações a saúde dos acometidos, tais como problemas dermatológicos, distúrbios psicossociais, doenças ortopédicas, apneia do sono além de favorecer o desenvolvimento de enfermidades eminentemente mortais como dislipidemias, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, Diabetes Mellitus (Não Insulinodependente) e alguns tipos de câncer. (PINHEIRO, 2004)
Conforme a distribuição da gordura corporal pode categorizar a obesidade em três grupos: difusa ou generalizada; androide, relacionada à maior acumulação de gordura na região abdominal, intravisceral e altamente associada com elevados riscos para doenças cardiovasculares e metabólicas, sendo predominante nos homens; e a obesidade ginecóide em que a reposição de gordura está prevalentemente na região do quadril e associada a riscos altos de artrose e varizes de membros inferiores, sendo predominante nas mulheres. (MENDONÇA, 2011)
Nesse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de compreender a respeito das principais doenças associadas ou agravadas pela obesidade a partir da revisão bibliográfica de artigos científicos e acadêmicos.
- METODOLOGIA
Realizou-se uma revisão bibliográfica com o propósito de reunir resultados de pesquisa a fim de elucidar as principais doenças desenvolvidas ou agravadas pela obesidade, mediante a busca nas bases de dados SciELO, Pubmed e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores, em língua portuguesa , "obesidade e doenças crônicas não-transmissíveis". Por meio do procedimento de busca, foram identificados 19 publicações eminentemente elegíveis para inclusão nesta revisão.
3. REFERENCIAL TEÓRICO
O MAL DO SÉCULO XXI
A obesidade, doença constituinte do grupo de Doenças crônicas não transmissíveis, que pode ser conceituada como uma doença complexa e multifatorial, que se deve ao acúmulo excessivo podendo ser localizado ou disseminado de gordura nas células adiposas, que ocorre pela junção de fatores de aspectos ambientais, comportamentais e/ou endócrino-metabólico. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) essa condição afeta mais da metade da população nos países desenvolvidos, alcançando proporções epidêmicas alarmantes sendo considerada como a epidemia do século XXI, e uns dos maiores problemas da saúde pública responsável pela morte de 2,8 milhões de indivíduos anualmente em toda extensão mundial, tomando como posição em caráter etológico o quinto fator principal de risco de morte. (ZAGO, 2013)
...