Desnutrição Hospitalar
Exames: Desnutrição Hospitalar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: enfer2012 • 20/3/2015 • 478 Palavras (2 Páginas) • 473 Visualizações
DESNUTRIÇÃO HOSPITALAR
O que é desnutrição hospitalar?
A desnutrição hospitalar é uma realidade em nosso meio, manifestando por um lado, o perfil nutricional da população, e por outro, problemas nutricionais associados a processos patológicos. A prevalência de desnutrição em pacientes hospitalizados é um problema que afeta entre 20% e 60% dos indivíduos internados, e está intimamente associada com a morbidade e a mortalidade. Covinski et al. sugerem que a desnutrição aumenta o risco de retardo na recuperação e acelera o declínio funcional após a hospitalização. Da mesma forma, Correia e Waitzberg demonstraram que pacientes desnutridos tinham significativamente maior incidência de complicações, aumentada mortalidade, maior tempo de hospitalização e aumentado custo hospitalar.
Como a enfermagem pode colaborar para minimizar ou evitar a desnutrição hospitalar?
A enfermagem pode colaborar para minimizar ou evitar à desnutrição hospitalar através das informações obtidas junto ao paciente, através dos inquéritos alimentares, somadas as informações obtidas pelo exame físico, antropometria e exames bioquímicos, permite avaliar as necessidades nutricionais do paciente, com o propósito de promover a recuperação do estado nutricional quando este for inadequado.
Também pode fazer avaliação do estado nutricional do paciente, destacando-se: a Avaliação Nutricional Subjetiva Global (ANSG), que permite avaliar através de um questionário sistematizado, o peso corpóreo, gordura, massa muscular e mudanças na ingestão dietética; a antropometria que permite avaliar o estado nutricional com base nas medidas de peso, estatura, pregas cutâneas e circunferências corporais; as medidas bioquímicas que envolvem a análise de diversos parâmetros para definição do estado nutricional, destacando-se albumina sérica, hemoglobina, hematócrito e linfócitos de sangue periférico, e o inquérito alimentar, que objetiva avaliar os hábitos e consumos alimentares do indivíduo.
Cuidados da enfermagem nos pacientes com ulceras por pressão – desnutridos.
Numa fase em que a exclusão ocorre, por diversos e vários motivos, um cuidador como o enfermeiro, deve ser o primeiro a incentivar e responsabilizar-se pela alimentação do paciente, tratando-a da mesma forma atribuída a terapia medicamentosa a que ele possa estar submetido. Portanto é fundamental que o enfermeiro, durante a realização do processo de enfermagem, observe e questione o paciente quanto aos hábitos alimentares, aceitação e tolerância da dieta oferecida, além de verificar os dados antropométricos e os sinais clínicos de má nutrição, essas atividades são simples, não necessitam de outras intervenções e devem ser empregadas nas rotinas e cuidados diários de enfermagem.
É necessário que o profissional de enfermagem tenha algum entendimento e conhecimento geral da nutrição e sua importância para o paciente, e a abordagem educativa é a medida mais eficaz e de menor custo, tanto para prevenir, quanto para tratar a desnutrição.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
• Covinsky KE, Martin GE, Beyth
...