Determinação De Vitamina C
Dissertações: Determinação De Vitamina C. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danyelleoliveira • 14/5/2014 • 411 Palavras (2 Páginas) • 673 Visualizações
2. INTRODUÇÃO
A vitamina C ou ácido ascórbico é encontrado, principalmente, nas frutas e nos produtos derivados da fruta, podendo ser adicionado a alimentos como aditivo ou nutriente. Sua determinação é feitapor titulação com iodeto de potássio na presença de um indicador, solução de amido.
O objetivo dessa prática é a determinação de vitamina C no abacaxi.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1 Materiais e equipamentos
Solução de ácido sulfúrico 20%;
Solução de iodeto de potássio 10%;
Solução de amido 1%;
Solução de iodato de potássio 0,1 N;
Pipeta volumétrica com capacidade de 1 a 10 ml;
Erlenmeyer 250 ou 300 ml;
Buretas de 25 a 50;
Becker de 250 ml.
3.2 Procedimento
Identificamos a amostra com pincel retroprojetor com o código da amostra, pesamos aproximadamente 5 g da amostra em Becker. Adicionamos 10 ml da solução de ácido sulfúrico a 20% e depois 1 ml da soluço de iodeto de potássio e um ml da solução de amido, então titulamos com o iodado de potássio, até aparecer a coloração azule por fim anotamos o valor gasto.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
4.1. Cálculo da concentração da vitamina:
V x 88 x 0,6 = quantidade de vitamina em 100g de amostra.
Onde: V= nº de ml da solução padrão de iodato de potássio gasto na titulação;
0,6= fator de correção do ácido ascórbico para essa metodologia;
88= Fator de iodado de potássio.
0,03 x 10 x 88 x 0,6 = 15,84g
5. QUESTÕES PÓS-LABORATÓRIO
A vitamina C é um sólido cristalino de cor branca, inodoro, hidrossolúvel e pouco solúvel em solventes orgânicos. O ácido ascórbico presente em frutas e legumes é destruído por temperaturas altas por um período prolongado. Também, sofre oxidação irreversível, perdendo a sua atividade biológica, em alimentos frescos guardados por longos períodos. Ela é encontrada em alimentos como frutas cítricas, morango, tomate, pimentão-doce, brócolis, couve-flor, batatas, batata-doce, goiaba, manga, alface, alho, rúcula, kiwi, entre outros.
Suas funções no organismo são variadas, sendo que: auxilia na resposta imunitária do organismo; ajuda no crescimento saudável das células de ossos, dentes, gengiva, ligamentos e vasos sanguíneos; auxilia na utilização eficiente do ferro; é importante para o funcionamento dos leucócitos sanguíneos.
Sua fórmula molecular é C6H8O6.
Sua fórmula estrutural é:
6. CONCLUSÕES
Com
...