Doença Degenerativa Discal
Artigo: Doença Degenerativa Discal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mpscr • 31/7/2014 • Artigo • 532 Palavras (3 Páginas) • 305 Visualizações
DOENÇA DEGENERATIVA DISCAL
VISÃO GERAL
Desgaste, alteração na função de um ou mais discos intervertebrais, que funcionam como “ amortecedores” entre as vértebras. Pode surgir naturalmente ao longo da vida, no processo de envelhecimento, mas também pode ser resultante de trauma.
Ruptura na parede do disco:
O disco tem duas porções: a externa, fibrosa – chamada ânulo fibroso – e a interna gelatinosa – núcleo pulposo. No início da DDD, aparecem rupturas nessa porção externa, que é ricamente inervada e que pode ser uma causa de dor.
Cicatrização do ânulo fibroso:
As áreas rotas no ânulo fibroso e que causam dor, cicatrizam, porém, o tecido formado não é tão resistente quanto o original, enfraquecendo esta área do disco intervertebral; traumas repetidos, levam a um processo repetido de rupturas e cicatrizações que vão progressivamente enfraquecendo a parede do disco.
Enfraquecimento do núcleo pulposo:
Ao longo dos anos, o núcleo pulposo naturalmente ou por microtraumas, traumas, perde o seu conteúdo hídrico. Este centro do disco tem água no seu conteúdo, necessária para a sua função de absorver impacto; com a perda do conteúdo hídrico, ele perde sua elasticidade e não consegue absorver tão eficazmente o impacto.
Colapso do núcleo pulposo:
Perdendo a hidratação e elasticidade, o disco como um todo reduz progressivamente sua altura, levando a uma aproximação das vértebras acima e abaixo – o segmento da coluna –com um contato inadequado das articulações da coluna – facetas, que passam a ter um atrito maior..
Neoformação óssea:
O contato, atrito inadequado das vértebras e suas articulações ( facetas), levam a formação de espículas ósseas, chamadas osteófitos, que podem crescer para dentro do canal vertebral, levando a um estreitamento e algumas vezes compressão de estruturas nervosas – estreitamento do canal vertebral.
Sintomas
O segmento afetado pode ser doloroso, assim como as estruturas acometidas; algumas pessoas sentem dor , fraqueza e formigamento nas pernas, que são relacionadas com o ato de caminhar. Pode haver piora ao inclinar, girar ou sentar. A posição deitada alivia a pressão sobre a coluna.
Fique por dentro:
A Doença Degenerativa do Disco (DDD) ocorre em várias pessoas como um processo natural de envelhecimento. É frequentemente referida como artrite ou artrose na coluna. Embora muito frequente na maioria das vezes a DDD não causa sintomas ou dor.
Os sintomas são usualmente de uma dor profunda na parte inferior das costas (lombar), podendo ser irradiada para as nádegas e parte proximal das coxas. A dor é pior com a atividade ou ao permanecer longos períodos de pé ou sentado. A dor pela manhã ao acordar é referida como rigidez ou endurecimento da coluna.
As causas são usualmente devido às alterações normais dos discos intervertebrais (amortecedores entre as vértebras), que ocorrem com todas
...