Doenças Degenerativas
Monografias: Doenças Degenerativas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatianaarcina • 2/10/2013 • 2.443 Palavras (10 Páginas) • 1.330 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ....................................................................................................................... 3
CAPÍTULO 1 - DOENÇAS DEGENERATIVAS DO SISTEMA NERVOSO 3
1.1 Doenças degenerativas do sistema nervoso 4
1.2 Mal de Alzheimer 4
1.2.1 O que é: 4
1.2.2 Sintomas do Alzheimer 4
1.2.3 Causas do Alzheimer 5
1.2.4 Diagnóstico do Alzheimer 5
1.2.5 Tratamento para Alzheimer 5
1.3 Doença Degenerativa Machado-Joseph 5
1.3.1 Entenda a doença Degenerativa 7
1.3.2 Sintomas 7
1.3.3 Origem 7
1.3.4 No Brasil 7
1.3.5 Casos 7
1.3.6 Idade 7
CAPÍTULO 2 - DOENÇAS DEGENERATIVAS DOS OSSOS 8
2.1 Artrose 8
2.1.1 O que é 8
2.1.2 Causas da Artrose 8
2.1.3 Classificação da Artrose 9
2.1.4 Sintomas de Artrose 9
2.1.5 Tratamento para Artrose 9
2.1.6 Prognóstico da Artrose 10
2.1.7 Fisioterapia para Artrose 10
2.1.8 Tratamento Natural para Artrose 10
2.1.9 Prevenção da Artrose 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
ANEXO I - 14
ANEXO II - 14
ANEXO III – 14
INTRODUÇÃO
As doenças degenerativas são doenças que causam algum tipo de alteração no funcionamento sadio de uma célula, órgão ou tecido, essas alterações podem surgir através de inflamações, tumores e infecções. As doenças degenerativas recebem esse nome, porque provocam alterações de todo o organismo do individuo, assim envolvendo vasos sanguíneos, ossos, visão, cérebro etc. É bastante comum que doenças desse gênero aparecem devido a hábitos alimentares errados e falta de exercícios físicos, provocando uma vida totalmente sedentária e existem aquelas doenças degenerativas que são hereditárias.
Várias doenças são degenerativas e afetam muitas pessoas, veja agora algumas dentre tanta doenças consideradas degenerativas:
Doenças cardíacas e coluna vertebral, câncer, reumatismo artrite deformante, glaucoma, artrose, diabetes, esclerose múltipla, arteriosclerose, mal de Alzheimer, entre várias outras.
Neste trabalho irei abordar a doença degenerativa Artrose, considerada uma doença degenerativa dos ossos, e as doenças degenerativas do sistema nervoso que são: Mal de Alzheimer e a Machado-Joseph.
CAPITULO 1 – DOENÇAS DEGENERATIVAS DO SISTEMA NERVOSO
1.1 - Doenças degenerativas do sistema nervoso
No sistema nervoso podem existir vários tipos de doenças, existem vários fatores que podem causar morte celular e degeneração. As doenças degenerativas do sistema nervoso mais comum são esclerose múltipla que se manifesta entre 25 a 30 anos com frequência maior nas mulheres, os primeiros sintomas são sensibilidade e fraqueza muscular. Doença de Parkinson se manifesta geralmente partir dos 60 anos e é causada por alterações do neurônio que constituem a substância negra e o corpo estriado, a pessoa que sofre com esta doença apresenta-se tremula, com movimentos lentos e rigidez corporal. Doença de Huntington começa se manifestar por volta dos 40 anos e seus sintomas são perda de memoria, capacidade intelectual e os movimentos voluntários, é causada por morte dos neurônios do corpo esfriado e pode ser hereditária. Doença de Alzheimer esta começa a se manifestar com 50 anos de idade e se caracteriza por uma deterioração intelectual profunda, desorienta o doente que perde com o tempo a capacidade de aprender e falar, e causa a perda de memoria.
ANEXO I
1.2 - Mal de Alzheimer
1.2.1 - O que é: O mal de Alzheimer, ou simplesmente Alzheimer, é uma forma de demência que acontece geralmente nos idosos com mais de 65 anos, que com o passar do tempo leva-os a dependência total de seus cuidadores.
1.2.2 - Sintomas do Alzheimer: Cada paciente sofre dos sintomas da doença de forma única, mas alguns sintomas são comuns, como por exemplo, a falta de memória. O indivíduo pode esquecer onde deixou as chaves de casa, onde vive e até mesmo quem são seus familiares. Com o agravamento da doença o paciente desaprende algumas funções básicas como andar e comer sozinho.
A doença é dividida em quatro fases com sintomas diferentes em cada uma delas. Com o passar do tempo vão aparecendo sintomas como confusão, irritabilidade, agressividade, alterações de humor, problemas na fala, a progressiva perda de memória e com o passar do tempo o paciente começa a desligar-se da realidade.
Na fase final da doença o paciente fica restrito ao leito, o que pode trazer complicações como o surgimento de escaras. Para evitá-las deve-se virar o paciente a cada 2 horas.
1.2.3 - Causas do Alzheimer: O mal de Alzheimer é causado por uma degeneração das células cerebrais, fato comum no processo de envelhecimento. Alguns estudos remetem ainda a possibilidade das infecções no cérebro e na medula, a intoxicação por metais pesados como a intoxicação pelas panelas de alumínio, e uma diminuição da acetilcolina e da noradrenalina como formas de facilitar o aparecimento da doença. Além do fator hereditário.
1.2.4 - Diagnóstico do Alzheimer: Não existe nenhum exame capaz de diagnosticar a doença. O mal de Alzheimer é diagnosticado após o médico ter descartado as chances de outras doenças como traumatismo craniano, tumores, AVC e outras. O que ajuda no diagnóstico é o cuidador do idoso dar informações sobre este lembrando-se de fatos como “Ele esqueceu quem eram os
...