ERGONOMIA
Artigos Científicos: ERGONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lene83 • 26/1/2014 • 348 Palavras (2 Páginas) • 607 Visualizações
Uma empresa siderúrgica onde o controle do processo de laminação é feito através de sistema informatizado na Sala de Controle. O Operador permanece 80% da sua jornada de trabalho na referida sala e o tempo restante ele percorre a área fazendo inspeção de instrumentos e equipamentos além de participar da limpeza técnica 5S no final do turno.
Nas paradas programadas que ocorre duas vezes por ano durante 5 dias o Operador permanece durante toda a jornada de trabalho auxiliando na manutenção e limpeza dos equipamentos.
As avaliações dos níveis de ruído registraram 60 dB(A) na sala e 92 dB(A) na área de produção.
A avaliação de sobrecarga térmica registrou para o Operador IBUTG de 26o quando em serviço fora da sala e Temperatura Efetiva de 21oC na sala de controle.
Na limpeza lê utiliza solvente a base de thiner embebido em estopa para remover sujeiras, óleo e graxa nas estruturas das máquinas corrimãos e passarela.
Na sala de controle o Operador permanece sentado em cadeira com requisitos ergonômicos em frente à tela do computador e painel de comando com botoeiras.
Na área de produção ele permanece de pé em posturas variadas.
O nível de iluminamento na sala de controle é de 300 lux e na área de produção varia de 100 a 600 lux.
A partir dessas informações e com base no estudo desta unidade comente:
a) Os riscos ambientais possíveis de serem identificados.
Riscos Físicos: Ruído, Radiação não ionizante (calor);
Riscos Químicos: Solvente a base de thiner;
b) Os riscos ergonômicos possíveis de serem identificados.
Riscos Ergonômico: Postura e iluminação;
c) A relação entre os riscos ambientais e ergonômicos possíveis de serem comentadas.
A relação entre a Ergonomia e a Higiene Ocupacional apresentam muitos aspectos coincidentes, pois os mesmos agentes ambientais que apresentam potencial de causar doenças também são fatores de desconforto e stress de origem ocupacional. Assim podemos dizer que o ruído e calor são exemplos de fatores de risco que podem causar stress, desconforto e, em condições mais severas, doenças.
A ergonomia não se limita à questão do conforto, pois há muitas outras inadequações ergonômicas ligadas à organização do trabalho que também geram doenças, como força, repetição, postura viciosa, repouso inadequado entre outros.
...