ETICA E BIOETICA NA ENFERMAGEM
Dissertações: ETICA E BIOETICA NA ENFERMAGEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LARA17 • 13/9/2014 • 312 Palavras (2 Páginas) • 531 Visualizações
É a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, pois tem objeto próprio, leis próprias e método próprio. A ética procura princípios que dirijam a consciência na escolha do bem e concentra sua atenção na vontade humana.
2. Ainda que diferentes , os conceitos de Moral e Ética são usados com frequência como sinônimos. No entanto, podemos estabelecer algumas diferenças entre eles, embora suas definições variem conforme o filósofo.
Moral é o conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em um grupo social e Ética é a reflexão sobre as noções e princípios que fundamentam a vida moral.
3. A Ética profissional tem relação direta com a confiança que a sociedade deposita no especialista que executa determinado trabalho.
O profissional de enfermagem tem um contato direto com o paciente, facilitando o depósito de confiança. A partir do momento em que o paciente confia suas confidências no profissional, ele tem que se tornar ético, saber ouvir, respeitar e guardar para si esse “segredo”.
4. O objetivo da ética constitui no estudo do comportamento moral com o fim de estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência pacifica dentro das sociedades e entre elas.
5. É ter a consciência de distinguir o bem e o mal com autodeterminação agindo de maneira correta, ordenada ditados pela moral e valores adquiridos ao longo da vida. O comportamento ético é pessoal, não coletivo.
6. São conjuntos particulares de normas de conduta. Essas normas procuram oferecer diretrizes para decisões e estabelecer a diferença entre o certo e o errado.
7. Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções. Já a imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela. A pessoa não deixa de fazer algo, não é uma conduta omissiva como a negligência. Na imprudência ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada.
...