Educação Ambiental
Resenha: Educação Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fermanzur10 • 19/3/2014 • Resenha • 396 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
A educação ambiental é definida como um processo constante e permanente, que vem com a finalidade de transformar valores e atitudes de uma sociedade.
A educação ambiental pode ocorrer dentro das escolas, empresas, universidades entre outros vários exemplos e deve estar presente em todas as faixas etárias.
Os professores podem desenvolver projetos ambientais e trabalhar com conceitos e conhecimentos voltados para a preservação ambiental e uso sustentável e conciente dos recursos naturais.
No Brasil, existe uma lei específica que trata da educação ambiental. A Lei número 9.795 de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a educação ambiental, instituindo a política nacional de educação ambiental.
Nesta atividade propõem-se um projeto de cultivo de hortas ecológicas, desenvolvidas em garrafas plásticas com o intuito de apresentar aos pré-adolescentes meios de reutilização e reaproveitamento de materiais que seriam descartados no meio ambiente.
Contudo ainda com o propósito de conscientização dos mesmos e da sociedade ao redor, as garrafas plásticas mais conhecidas como pets estão entre as principais matérias-primas utilizadas recentemente, devido à versatilidade.
Ainda contribuindo para a preservação da natureza, pode ser utilizadas na elaboração de brinquedos, lembrancinhas sustentáveis peças decorativas dentre outros.
Foi decidido e escolhido pelos alunos detentores do tema a criação e confecção de uma horta ecológica, utilizando de garrafas pets, a sugestão é ideal para casas que não possuem grandes áreas para jardim.
Além disso, ainda se torna uma solução para os resíduos que deixam de ser descartados e ganham uma utilidade diferente e original.
Adaptando para a área escolar, temos a finalidade de conscientizar os alunos e a população, desenvolvendo um projeto sustentável e que reutilizará garrafas pets, dentro do mesmo tema temos o objetivo de que se utilizem os alimentos cultivados.
Uma de nossas metas é que este seja um projeto desenvolvido pelos pré-adolescentes desde a confecção até a colheita e preparação dos alimentos.
Nos dias de hoje a maioria das pessoas não dispõe de tempo e menos ainda de espaço, esta pode ser uma solução para este problema uma horta vertical que fornece certos alimentos e temperos frescos para indivíduos interessados no assunto.
Uma maneira de aproveitar o pouco espaço, os recipientes são alinhados verticalmente, a montagem deste tipo de horta combina com sacadas varandas pequenos quintais e até mesmo um canto vazio da cozinha.
Ser portador de uma horta dentro da residência por menos que seja é um privilegio dos moradores, as plantas crescem de maneira orgânica e não são afetadas por componentes químicos.
...