Espermatozoides - Patologias
Trabalho Universitário: Espermatozoides - Patologias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leonardocorrea • 27/11/2014 • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 3.007 Visualizações
Patologias
A principal patologia é a infertilidade, ela é o resultado de uma falência orgânica devido à disfunção dos órgãos reprodutores, dos gâmetas ou do concepto. A infertilidade por ocorre por diversos motivos por Diminuição do número de espermatozóides, pouca mobilidade dos espermatozóides,espermatozóides anormais entre outros, mas uma das principais causa é quando ocorre um defeito na célula espermática.
Os defeitos espermáticos podem refletir alterações ocorridas durante a espermatogênese ou durante a maturação espermática no epidídimo. As causas podem ser de origem genética, ou ambiental, como calor, alterações de fotoperíodo, nutrição, tóxicos, lesões testiculares, doenças gerais entre outros. O significado de defeitos espermáticos específicos e de sua importância no sêmen das diferentes espécies está relacionado com a predição da capacidade de fertilização dos reprodutores.
Há dois tipo de classificação, a primeira classifica os defeitos em Anormalidades Primárias, que são os defeitos espermáticos ocorridos durante a espermatogênese, e em Anormalidades Secundárias, aqueles defeitos que ocorrem no espermatozóide já formado, durante o trânsito no epidídimo.
Anormalidades primárias: - Cabeça piriforme, em raquete, estreita, pequena, grande, curta e grossa. - Cabeça anormal solta - Cabeça normal com cauda muito enrolada. - Formas duplas. - Inserção abaxial. - Defeitos da peça intermediária.
Anormalidades secundárias: - Cabeça normal solta. - Gota citoplásmica solta. - Gota citoplásmica distal. - Cauda dobrada (bent tail). - Capuchão (acrossomo) destacado
Tipos de defeitos
Defeitos do Acrossomo
A destruição do acrossomo e suas lesões podem ser causadas por envelhecimento, choque térmico ou por manipulações inadequadas durante o processamento do sêmen. O destacamento do acrossomo pode ocorrer devido à prolongada abstinência do reprodutor, e foi referido também em casos de redução da fertilidade. Embora de origem primária ou secundária os defeitos de acrossomo são considerados Defeitos Maiores.
A classificação de Pursel et al., 1972 é bastante utilizada: - NAR (normal apical ridge) acrossomo normal - DAR: (Defective apical ridge):irregularidades observadas na margem anterior do acrossomo - MAR: (missing apical ridge) não se detecta a estrutura semilunar da borda apical - LAC: (loose acrosomal cap) desprendimento do acrossomo, com permanência do segmento equatorial -DAR é um defeito de origem primária,
MAR e LAC mais comumente são relacionados como anormalidades terciárias, ocorridas durante o processamento do Sêmen, embora possam ocorrer durante a espermatogênese.
Grânulo persistente do acrossomo É um defeito de caráter hereditário, que pode conduzir à esterilidade. É detectado como um ponto refringente na margem anterior da cabeça do espermatozóide. Esta anormalidade foi detectada em bovinos,suínos, ovinos, caprinos. O defeito ocorre durante a espermatogênese, e consiste de uma projeção de tecido acrossômico, que se dobra, fazendo uma protusão.
Alguns animais têm uma predisposição genética a apresentar alterações do desenvolvimento do acrossomo, quando expostos a condições ambientais adversas, que incluem deficiências nutricionais, doenças sistêmicas, alterações na termo regulação testicular. Em carneiros, foi associado com varicocele, e em casos de toxicidade causada por ethylene dibromide Quando o defeito estiver associado a outros, como vacúolos nucleares e formas anormais de cabeça, pode-se suspeitar de causas ambientais.
Defeitos da cabeça e núcleo
Nem todas as alterações da cabeça têm a mesma importância. As cabeças piriformes, de contorno anormal e estreito na base são relacionadas com infertilidade. Em elevado número, geralmente estão associadas com casos de degeneração e hipoplasia testiculares. Espermatozóides com formas anormais de cabeça podem apresentar boa motilidade e acrossomos intactos e ser capazes de penetrar a zona pelúcida. Entretanto, como amostras com altos percentuais de piriformes determinam baixa fertilidade, se considera que estas células ou são incapazes de fertilizar ou determinam desenvolvimento embrionário anormal.
Diadem sperm defect
Defeito caracterizado formação de vesículas na região equatorial da cabeça do espermatozóide, dando um aspecto de diadema. Ocorrem invaginações na membrana nuclear, provavelmente por rarefação da cromatina.
Alterações do Colo
As alterações ao nível do colo do espermatozóide referem-se à gota citoplásmica proximal e a defeitos de inserção. Estes defeitos correspondem à implantação (abaxial, paraxial, retroaxial ) ou à articulação defeituosa da peça intermediária.
...