Esportes desportivos
Projeto de pesquisa: Esportes desportivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xmel • 9/9/2014 • Projeto de pesquisa • 847 Palavras (4 Páginas) • 226 Visualizações
Natação
Todos nós podemos nadar. Desporto de competição, também é uma actividade muitas vezes aconselhada por médicos para resolver problemas de postura, nomeadamente.
Este benefício não é, porém, o único associado à natação, daí fazer muito frequentemente parte de um tratamento psicoterapêutico.
Tendo em conta o número de músculos em acção nos vários estilos – bruços, crawl, costas, mariposa, de lado – e o nível de concentração exigido para a realização dos movimentos mais correctos, a natação revela-se, de facto, uma excelente actividade tanto a nível muscular como a nível psicológico.
Vejamos quais são os principais benefícios da natação:
Possibilidade de desenvolver outros músculos além daqueles que utilizamos habitualmente e que são normalmente solicitados quando andamos. A água permite que nos sentamos mais leves. A pressão exercida sobre a nossa coluna vertebral e sobre as nossas articulações é reduzida, permitindo assim que estas partes do nosso corpo funcionem de uma forma mais suave e ganhem amplitude. A leveza provocada pela água possibilita uma total descontracção dos músculos da região lombar.
Melhoria da coordenação motora. Existem várias técnicas, como já tivemos a oportunidade de mencionar mais acima, e todas elas exigem uma certa concentração para a sua realização, exercício este excelente para quem possa ter algumas dificuldades motoras. Os que já têm uma boa coordenação motora acabam por melhorá-la.
Protecção contra as lesões. Os músculos são exercitados com a vantagem de não existir nenhuma pressão exercidas sobre eles graças às propriedades orgânicas da água. O corpo fica leve, sendo que não há nenhuma pressão, contrariamente ao que acontece quando estamos de pé, por exemplo. As articulações e os músculos não são solicitados de uma forma tão brusca e estão assim protegidos de lesões.
Maior protecção das articulações. O aumento da massa muscular está associado a uma maior protecção das articulações, dos tendões e dos ligamentos. Estes não são tão facilmente solicitados. Os indivíduos que padecem de determinadas patologias como, por exemplo, a artrose, sentirão um certo alívio das dores por ela provocadas, e isto porque existe uma maior lubrificação das articulações.
Melhoria do ritmo cardíaco. A prática de natação diminui o risco de se sofrer de uma doença cardiovascular. Os movimentos exigidos por esta actividade permitem um aumento da massa muscular ao mesmo tempo que uma redução da gordura à volta do coração. Este fica então mais forte e capaz de bombear uma maior quantidade de sangue para todo o corpo.
Melhoria da nossa capacidade respiratória. Existe, de facto, uma melhor ventilação pulmonar, e isto porque a natação facilita a musculação e a tonificação do diafragma, principal músculo envolvido no acto de respirar. Aliás, a natação permite reforçar todos os músculos da parede torácica, o que favorece também uma maior elasticidade dos pulmões. Um melhor funcionamento deste órgão permite-nos processar uma maior quantidade de oxigénio.
Activação e melhoria da circulação sanguínea. A melhoria da circulação sanguínea deve-se, de certa forma, a um conjunto de factores. Assim sendo, se o nosso coração é capaz de bombear uma maior quantidade de sangue de cada
...