Fatores que predispõem a acne
Artigo: Fatores que predispõem a acne. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisoly • 16/6/2014 • Artigo • 569 Palavras (3 Páginas) • 311 Visualizações
ACNE
As glândulas sebáceas são responsáveis pela produção do sebo, através da estimulação hormonal dos hormônios sexuais andrógenos como a testosterona. Sabe-se que na acne há maior produção de sebo em decorrência do aumento da atividade da glândula sebácea.
Nesta mesma etiopatogenia ocorre a hiperqueratinização folicular que é um processo exacerbado de produção de queratina na camada córnea com consequente formação de oclusão no orifício do canal folicular. Dessa maneira, há uma dificuldade na liberação desse sebo que fica no canal folicular, dando origem ao que é chamado de comedão. Também ocorre colonização bacteriana os microorganismo mais envolvido com o desenvolvimento da acne são probionibacterium acnes. Com o aumento da produção do sebo instala-se um meio favorável a proliferação bacteriana na acne.
Existem também liberação de substâncias pró-inflamatórias nestas ocorrem a liberação de substâncias que vão levar a formação de um processo inflamatório bem característicos da maioria dos graus de acnes.
Os fatores que predispõem a acne são herança genética, doenças sistêmicas, estilo de vida, problemas emocionais, alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, estress e alimentação inadequada podem influenciar no aumento da atividade das glândulas sebáceas.
Um estudo, comandado por médicos australianos, envolveu 43 voluntários, todos com problemas de acne. Eles foram divididos em dois grupos e por 12 semanas seguiram dietas diferentes. O primeiro consumiu alimentos com alto índice glicêmico, ou seja, que proporcionam picos de açúcar no sangue. O segundo grupo ingeriu apenas alimentos com baixo índice glicêmico, ou seja, que liberam glicose lentamente na circulação. Ao final, observou-se que as lesões do primeiro grupo pioraram consideravelmente, o que levou a crer que uma dieta composta por alimentos que elevam rapidamente a taxa de glicose no sangue podem favorecer o aparecimento de cravos e espinhas.
Letícia Secco, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o fenômeno seria explicado pela ação da insulina, hormônio produzido no pâncreas, que controla a taxa de açúcar no organismo. Ela interfere em outras substâncias, inclusive aquelas ligadas ao aparecimento da acne. “Ao verificar picos de açúcar no organismo, a insulina rapidamente entra em ação para controlar as alterações. Essa dose extra de hormônio estimula a produção irregular de andrógeno, considerado o principal responsável pelo aparecimento da acne”, diz a especialista.
Com base nesses estudos o mecanismo fisiopatológico do quadro apresentado pelo cliente seria alimentação inadequada e fatores genéticos, já que seu pai também apresentou os mesmos sintomas na adolescência. As orientações a serem feitas neste caso é alimentação balanceada rica em frutas e verduras e bastante água e também limpeza e higienização diária com produtos corretos e fotoproteção, também indicaria uma consulta com o dermatologista para a prescrição de um tratamento oral já que a acne teve agravamento de seu quadro clínico.
De acordo com o CIDESCO (Comitê Internacional de Estética e Cosmetologia), o esteticista ou profissional da beleza, tem como função atender e cuidar de seus clientes, embasado em sólida formação
...