Fichamento desenvolvido no curso técnico em análises clínicas como pré-requisito para obtenção de nota disciplinar.
Por: NA CADENCIA DO JOGO CAPEOIRA • 1/12/2022 • Trabalho acadêmico • 673 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES EM SAÚDE SENHORA SANTANA
CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS
MÁRCIA APARECIDA DE ANDRADE SILVA
NAWANNE DE SANTANA CHAVES
FICHAMENTO RDC 302
Fichamento desenvolvido no curso técnico em análises clínicas como pré-requisito para obtenção de nota disciplinar.
Professor: Walisson Nascimento
LAGARTO/SE
2022
- Resumo
Os laboratórios clínicos são empresas de serviços de saúde inseridos na área das ciências médicas e são classificados como meio auxiliar de diagnóstico. Sua missão é direcionada a atender com qualidade seus usuários, alicerçados em processos e operações que objetivam à satisfação dos clientes, sejam eles, pacientes, médicos e convênios. Portanto, é importante implantar um sistema de controle de qualidade neste ambiente, afim de reconhecer e diminuir os erros analíticos no laboratório, de forma que seja possível avaliar o desempenho do mesmo e consequentemente obtendo resultados confiáveis e seguros. Vale ressaltar que tal controle de qualidade vai além do atender, podendo ser atrelado ainda a escolha dos profissionais para compor o espaço, além de várias outras atitudes a exemplo da biossegurança de todos os envolvidos.
- Objetivo: Discutir alguns aspectos que a RDC 302 trás acerca da prática laboratorial de análises clínicas.
- De acordo com a RDC 302 quais profissionais são RT pelo laboratório
É correto frisar que todo laboratório clínico precisa ter profissionais qualificados e que tem papeis a cumprir. Um profissional que neste descrito merece ênfase é o RT, o qual é responsável por todos os exames realizados dentro ou fora da instituição. Assim como a direção, o mesmo ainda tem o papel de planejar, implementar e garantir a qualidade de todos os processos laboratoriais. Em suma, os responsáveis técnicos dos laboratórios precisam ser profissionais extremamente competentes e especialistas em análises clínicas, o que confere mais qualidade e segurança para os resultados dos seus exames.
Segundo a RDC 302 edição comentada (2005), o profissional acima citado, ou seja, o RT pode ser um biomédico, farmacêutico, bioquímico ou Médico, e os mesmos devem estar registrados junto aos seus respectivos Conselhos Profissionais e os registros disponíveis para exame pelo fiscal da Vigilância Sanitária.
- Em relação aos descartes de resíduos e normas de biosegurança, comente.
É inegável salientar que todo laboratório clínico deve implantar um plano de gerenciamento de resíduos de Serviços de saúde, onde o mesmo precisa disponibilizar instruções para os funcionários sobre condutas, utilização dos equipamentos de proteção, procedimentos em caso de incidentes, entre outros. Tal prática é de ampla importância para garantir segurança tanto aos profissionais, quanto aos pacientes. Ou seja, todos os envolvidos.
...