Fratura
Seminário: Fratura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: otavio_jaf • 28/9/2014 • Seminário • 766 Palavras (4 Páginas) • 232 Visualizações
rompendo a peça com uma carga menor
que a carga de ruptura a compressão simples.
E a falha que ocorre quando uma combinacao critica de magnitude ou ponto de aplicacao da carga, juntamente com a geometria do componente, faz que com uma deflexao seja criada, nao mais possibilitando que o componente execute sua funcao.
No entanto, na medida em que o carregamento é aplicado, a coluna pode flambar, ou seja, em vez de permanecer reta, ela subitamente se curvará de maneira acentuada. Portanto, uma coluna que sofreu flambagem sob a
4- Fratura
Consiste na separação do material em 2 ou mais partes devido à aplicação de uma carga estática à temperaturas relativamente baixas em relação ao ponto de fusão do material.
Fratura Frágil
Não ocorre deformação plástica, requerendo menos energia que a fratura dúctil que consome energia para o movimento de discordâncias e imperfeições no material
5- Fadiga
Ocorre quando peças ou componentes estão submetidos a esforços cíclicos aparecem caracterizada pela formação e propagação lenta de trincas microscópicas causada por fratura frágil em materiais dúteis que são Responsável por 90% das Falhas em componentes e peças. Por isto é necessáriaas analise de fadigas nos projetos, para estimar a vida dos elementos submetidos a carregamentos cíclicos.
O método mais confiável é através de testes realizados na própria estrutura. como demandam tempo e dinheiro, utiliza-se corpo de provas com o material usado.
Exemplos de protótipos:
Os ensaio com material poder ser com limite definido ou com limite indefinido.
Os esforços durante os ensaios são alternados para levar à fadiga podem ser:
O ensaio mais usual, realizado em corpos de prova extraídos de barras ou perfis metálicos, é o de flexão rotativa.
Este ensaio consiste em submeter um corpo de prova a solicitações de flexão, enquanto o mesmo é girado em torno de um eixo, por um sistema motriz com contagiros, numa rotação determinada e constante.
Resultados do ensaio de fadiga curva s-n ou curva wohler.
A resistência à fadiga pode ser melhorada sempre que possível, deve-se evitar a concentração detensões.
Por exemplo, um rasgo de chaveta num eixo é um elemento que concentra tensão e, conseqüentemente, diminui a resistência à fadiga.
Os projetos devem prever tensões contrárias favoráveis (opostas às tensões principais aplicadas), por meio de processos mecânicos, térmicos ou similares. Uma compensação deste tipo é encontrada em amortecedores de vibrações de motores a explosão. Defeitos metalúrgicos como inclusões, poros, pontos moles etc. devem ser eliminados.
Deve-se selecionar os materiais metálicos de acordo com o ciclo de tensões: para aplicações com baixas tensões cíclicas, onde a deformação pode ser facilmente controlada, deve-se dar preferência a ligas de alta ductilidade. Para aplicações com
...