Gene X Ambiente
Pesquisas Acadêmicas: Gene X Ambiente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: breno4 • 24/9/2013 • 340 Palavras (2 Páginas) • 984 Visualizações
ATIVIDADE:
Faça uma reflexão entre as informações discutidas no texto e o comentário de Steve Rose, autor de um livro antieugênico chamado Not in our genes, é problemático sugerir que os genes determinam o comportamento e, não apenas influencia-nos, em consonância com o meio social.
Orientações:
- Grupos: 3 ou 4 alunos;
- Uma entrega (via portal) por grupo;
- Corresponde a frequência do dia 17/04, além de valer até 2,0 pontos na composição da média do 1 bimestre.
A influência do Gene x Ambiente no Comportamento Humano
De acordo com o texto apresentado, fica claro em diversas vezes que o comportamento humano não é influenciado apenas pelo gene, nem apenas pelo ambiente, pesquisas feitas e apresentadas no texto relata que o comportamento humano é uma mistura de genética com fatores ambientais. Portanto, a expressão mais correta não seria natureza versus ambiente, e, sim, natureza e ambiente. A evolução do ser humano está sim ligado ao gene, ao fator hereditário que a pessoa recebe, mais também a educação e os fatores culturais recebidos no crescimento desse ser, são de imensa importância. Os fatores ambientais são tudo o que acontece desde a formação do zigoto, todo e qualquer evento decorrido após esse período influencia, em diferentes graus, o comportamento do indivíduo, seja a ingestão de um medicamento pela mãe ou algum trauma emocional que pode inclusive desencadear o nascimento prematuro do feto. Portanto se utilizarmos o fator ambiental como decisivo na estrutura do ser humano, afirmamos que o Psicólogo tem papel importantíssimo no acesso a informações sobre a genética dos indivíduos. E o comentário de Steve Rose vem pra selar tudo o que foi dito antes, não podemos dizer que os genes DETERMINAM o comportamento, quando eles apenas o influenciam. Dizer isso significa tirar toda a responsabilidade que se tem, de uma boa educação e de uma boa cultura desse ser junto com seu meio social.
Concluímos com uma frase de Dráuzio Varela:
“As moléculas que constituem nosso DNA não traçam nosso destino, mas sob a influência dos estímulos ambientais sofrem arranjos e rearranjos que explicam a incrível diversidade humana.”
...