Gravidez e parto
Artigo: Gravidez e parto. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessikina • 23/3/2014 • Artigo • 1.070 Palavras (5 Páginas) • 341 Visualizações
Diário Catarinense
DC
Geral
Segurança
Economia
Política
Mundo
Esportes
Variedades
Donna
DC de A a Z
RSS
Serviços
Assinaturas
Classificados
Últimas notícias
Trânsito 24h
Blogs
Multimídia
Diário da Redação
Edição Impressa
Vida e Saúde
Diário Catarinense
Variedades
Vida e Saúde
Notícias
Maternidade30/03/2013 | 07h12
Sinais que indicam que a gestante está começando o trabalho de parto
Atente para qualquer mudança, contração frequente, perda de líquido ou sangramento
Tweet Comentar0CorrigirImprimirDiminuir fonteAumentar fonte
A gestante deve ir ao hospital quando as contrações durarem 30 segundos ou mais, com cinco minutos de intervalo entre elas, por pelo menos uma hora
Foto: roli seeger / Stock.xchng
Tem gestante que sente exatamente quando a hora em dar à luz está chegando. No entanto, há quem confunda o estágio inicial do trabalho de parto com sintomas como gases, azia, dor lombar, indigestão ou diarreia. Compreender as diversas mudanças que ocorrem no corpo de uma grávida e os sinais que indicam que o nascimento do bebê está próximo pode ajudar a mulher a se preparar para o parto e ter uma experiência saudável. Segundo Erica Mantelli, ginecologista e obstetra, o trabalho de parto ocorre, gradualmente, podendo levar horas e até dias, até que a gestante perceba que as sensações fazem parte do início do nascimento do bebê.
— À medida que o parto se aproxima, o corpo da gestante sofre mudanças, uma delas é a eliminação do tampão mucoso pela vagina. É uma secreção gelatinosa branca que pode ter um pouco de sangue e ficar avermelhada ou marrom. O tampão mucoso está associado ao afinamento do colo do útero e início da dilatação. Isso pode ocorrer dias antes das contrações começarem — explica.
É importante destacar que ao entrar em trabalho de parto, a gestante sente contrações no abdome e nas costas que vão se tornando dolorosas, frequentes e intensas. A partir do sétimo mês já é possível sentir algumas contrações uterinas, porém são mais fracas, rápidas e demoram para se repetir, diferentemente das contrações do trabalho de parto. A melhor maneira de se certificar de que essas contrações sinalizam o início do trabalho de parto e não um alarme falso, é cronometrá-las.
— Marque os horários em que as contrações começam e quanto tempo duram, monitore-as por duas horas. Se ela não avançar ou der uma pausa, comece 0a cronometrar novamente para notar se houve alguma mudança. As contrações merecem mais atenção quando tiverem duração de 30 segundos com intervalos de cinco minutos entre elas — detalha a ginecologista.
O trabalho de parto é diferente em cada mulher. Algumas gestantes notam os sintomas rapidamente, enquanto outras demoram a sentir contrações. Para aquelas que estão passando pela situação pela primeira vez, o trabalho de parto costuma durar até 16 horas. Já na segunda gestação esse período fica em torno de 7h ou 8h. A dor e o cansaço sentidos no trabalho de parto também variam entre as gestantes. Por isso, é importante a futura mamãe não criar expectativas a partir de comentários de outras gestantes. Identificar os principais sinais do trabalho de parto serve de alerta e ajuda a grávida a perceber se é o momento certo de ir para o hospital. A seguir, os principais sinais que indicam o começo do trabalho de parto:
• Colo do útero
O colo torna-se cada vez mais fino, amolecido, e dilata em até 10 centímetros.
— Essa mudança do colo do útero pode ser comprovada por meio do exame de toque feito pelo obstetra — ressalta a ginecologista.
Para diagnosticar trabalho de parto o colo tem que estar mais fino e acima de 3 – 4 cm de dilatação. Durante o trabalho de parto a dilatação aumenta cerca de 1 cm por hora.
• Contrações
Elas acontecem em intervalos regulares e cada vez menores, tornando-se mais longas e intensas. A gestante deve ficar atenta para não confundir as contrações de trabalho de parto com as de Braxton Hicks.
— É normal sentir
...