Hematologia
Por: elenitabcosta • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 745 Palavras (3 Páginas) • 459 Visualizações
Resumo
Parte 05
5 – Avaliação dos resultados dos pacientes
A fim de avaliar o impacto clinico de qualquer terapia medicamentosa, os profissionais devem documentar todo o processo terapêutico desde a sua fase inicial, incluindo o estado de saúde do paciente, a terapia medicamentosa associada a uma indicação clinica, todos os componentes farmacoterapeuticos, evolução do quadro clinico dentre outros aspectos. Como formulário padrão, convencionou-se a utilização do CID para a inserção desses dados e elaboração do registro.
É imprescindível que durante o tratamento metas sejam estabelecidas e a cada encontro do paciente com o profissional farmacêutico estes devem ser avaliados. A realização da atenção farmacêutica permite que o profissional possa avaliar se o tratamento proposto está sendo eficaz ou se haverá a necessidade de uma intervenção caso este não esteja atingindo os resultados esperados. O referido artigo traz como exemplo o caso de um paciente com Osteoartrite no qual o tratamento não estava sendo eficaz, uma das causas poderia ser a baixa dosagem. Nos encontros seguintes o profissional irá avaliar a evolução da doença e comparar com o resultado dos últimos encontros. Este procedimento permite não apenas o acompanhamento do paciente, mas também a avaliação da droga/terapia utilizada. Com a realização dos registros, todos os dados obtidos estarão disponíveis para consulta por diversos profissionais.
Uma pesquisa realizada com 16.132 pacientes, 5166 (cerca de 33%) tiveram uma evolução no quadro clinico devido a resolução de problemas medicamentosos. Deste, 56% não tiveram mudança significativa devido à estabilidade do quadro clinico. Apesar da contribuição positiva da pratica da atenção farmacêutica, existiram casos em que não houve melhora do quadro clinico (12% = 1922 pessoas) e alguns pacientes foram a óbito. (esse estudo não corresponde a um ensaio clinico controlado e sim ao resultado de um estudo voltado para a pratica diária da atenção farmacêutica).
O resultado de doentes com doenças especificas
Serão apresentados os resultados clínicos e o atingimento dos objetivos terapêuticos de pacientes com doenças especificas após o acompanhamento do profissional e da atenção farmacêutica.
Diabetes – Estes pacientes muitas vezes procuram orientações. Estudo com 863 que possuíam diabetes tipo 2 revelou que 51% destes apresentaram melhorias após a atenção farmacêutica, um terço não apresentou alterações e 16% apresentaram piora no quadro clinico.
Hipotireoidismo- estudo com 355 pacientes revelou que 20% tiveram melhoria do quadro, 71% não tiveram alterações e o seu quadro clinico se manteve estável e 9% destes tiveram piora no quadro. Os PRMs destes paciente, em geral, não estavam associados ao fármaco de escolha (levotiroxina em sua maioria),mas sim a dosagem indicada.
Pacientes com depressão maior – 483 pacientes participaram de no miminho duas avaliações e cerca de 87% das metas terapêuticas foram atingidas. Os medicamentos acompanhados pertenciam a classe das seguintes drogas: inibidores da recaptaç~~ao de serotonina, tricíclicos, alfa-2-agonista dentre outros.
Outros casos foram relatados como pacientes que sofrem de dores nas costas e enxaquecas. Em todos eles a atenção farmacêutica contribuiu para que muitos pacientes tivessem o objetivo terapêutico alcançado.
...