Identificação De Cations Do Grupo I
Pesquisas Acadêmicas: Identificação De Cations Do Grupo I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fredson • 23/3/2014 • 1.115 Palavras (5 Páginas) • 607 Visualizações
Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
3º Período Noturno de Farmácia
Disciplina: Química Analítica
Prof.: Samuel Góes
100 %
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 06
Identificação dos Cátions do Grupo I
16 de Outubro de 2013
Montes Claros - MG
INTRODUÇÃO
A química Analítica permite determinar a composição química das substâncias ou misturas, através do estudo dos princípios e a teoria dos métodos de análises químicas, ela se divide em química analítica qualitativa, que permite a identificação dos elementos ou íons constituintes de uma substância, e quantitativa, a qual estabelece proporções entre seus elementos ou íons. A análise qualitativa é feita por via seca, onde as substâncias e reagentes em estudo estão no estado sólido, ou úmida, onde as interações e reações ocorrem em solução. A identificação de íons é melhor realizada em via úmida.Os íons são divididos em grandes grupos para serem identificados, a divisão parte do princípio se o íon é cátion ou ânion. Por exemplo, os íons do grupo I, como, chumbo (Pb2+), mercúrio (Hg+) e prata (Ag+),consiste em íons que formam cloretos insolúveis. Podem ser identificados em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades dos elementos permitem a formação de precipitados, desprendimentos de gases ou mudança de coloração.
OBJETIVOS
Identificar cátions do grupo I, utilizando de reações químicas.
MATERIAIS E REAGENTES
• Solução de nitrato de prata, AgNO3, 0,1 mol.L-1
• Solução de nitrato de chumbo, Pb(NO3)2, 0,25 mol.L-1;
• Solução de ácido clorídrico, HCL, 1 mol.L-1;
• Solução de amônia, NH3, 5 mol.L-1;
• Solução de amônia, NH3, 1 mol.L-1;
• Solução de hidróxido de sódio, NaOH, 5 mol.L-1;
• Solução de hidróxido de sódio, NaOH, 1 mol.L-1;
• Solução de iodeto de potássio, KI, 0,5 mol.L-1;
• Solução de cromato de potássio, K2CrO4, O,1 mol.L-1;
• Água destilada;
• Tubos de ensaio;
• Haste de madeira;
• Centrifuga;
• Pipeta;
• Béquer;
• Chapa de aquecimento
PROCEDIMENTO
Foram realizados dois procedimentos, usando os cátions, Chumbo (Pb) e Prata (Ag), como se segue:
Procedimento I
Em seis tubos de ensaio numerados de 1.1 à 1.6, colocaram-se 3 gotas de solução de nitrato de chumbo, Pb(NO3)2, 0,25 mol.L-1.
No tubo 1.1 e 1.2, adicionou-se 3 gotas desolução de ácido clorídrico, HCL, 1 mol.L-1. Após observação, a solução do tubo 1.1 levou-sea centrifugação, feito isto, retirou-se o sobrenadante e adicionaram-se 3 gotas de solução de amônia, NH3, 5 mol.L-1.No tubo 1.2, se adicionou 1 mL de água destilada ao precipitado, levando-o a banho-maria.
No tubo 1.3, colocaram-se 3 gotas de solução de amônia, NH3, 1 mol.L-1. Após observação deste, adicionou-se excesso de solução de amônia, NH3, 5 mol.L-1.
No tubo 1.4, acrescentaram-se 3 gotas de solução de hidróxido de sódio, NaOH, 1 mol.L-1 e observou-se. Depois, adicionou-se excesso de solução de hidróxido de sódio, NaOH, 5 mol.L-1.
No tubo 1.5, adicionaram-se 3 gotas de solução de iodeto de potássio, KI, 0,5 mol.L-1, após observação, acrescentou-se excesso de solução de iodeto de potássio, KI, 0,5 mol.L-1 que após foipara oaquecimento em banho-maria.
No tubo 1.6, adicionaram-se 3 gotas de solução de cromato de potássio, K2CrO4, O,1 mol.L-1 e observou-se.
Procedimento II
Em seis tubos de ensaio numerados de 2.1 à 2.6, colocaram-se 3 gotas de solução de nitrato de prata, AgNO3, 0,1 mol.L-1.
No tubo 2.1 e 2.2, adicionaram-se 3 gotas desolução de ácido clorídrico, HCL, 1 mol.L-1. Feita observação deste, levou-se a solução do tubo 2.1 para centrifugação, após isto, o sobrenadante foi retirado e acrescentou-se 3 gotas de solução de amônia, NH3, 5 mol.L-1.No tubo 2.2, adicionou-se 1 mL de água destilada ao precipitado que foi aquecido a banho-maria.
No tubo 2.3, colocaram-se 3 gotas de solução de amônia, NH3, 1 mol.L-1. Quando acabado, observado, e após, adicionou-se excesso de solução de amônia, NH3, 5 mol.L-1.
No tubo 2.4, acrescentaram-se 3 gotas de solução de hidróxido de sódio, NaOH, 1 mol.L-1 e observou-se. Após isto, adicionou-se excesso de solução de hidróxido de sódio, NaOH, 5 mol.L-1.
No tubo 2.5, adicionaram-se 3 gotas de solução de iodeto de potássio, KI, 0,5 mol.L-1, após observação, acrescentou-se excesso de solução de iodeto de potássio, KI, 0,5 mol.L-1 e aqueceu-se em banho-maria.
No tubo 2.6, colocaram-se 3 gotas de solução de cromato de potássio, K2CrO4, O,1 mol.L-1.
Ao concluir cada um dos procedimentos os resultados foram observados. Foram avaliadas também em âmbito literário reações envolvendo o mercúrio (Hg2+).
RESULTADOS E DISCUSSÕES
No procedimento 01 ao provocar reações dePb(NO3)2obteve-se a tabela 01, onde estão representadas as reações, e o fenômeno ocorrido. Para o procedimento 02, as reações de AgNO3 podem ser observadas na tabela 02. Enquanto as reações do nitrato de mercúrio Hg(NO3)2 são relacionadas na tabela 03.
Tabela
...