Infecção hospitalar
Projeto de pesquisa: Infecção hospitalar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 242014 • 24/9/2014 • Projeto de pesquisa • 318 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
1. Introdução
A infecção hospitalar é uma síndrome infecciosa (infecção) que o indivíduo adquire após a sua hospitalização ou realização de procedimento ambulatorial. Entre os exemplos de procedimentos ambulatoriais mais comuns estão: cateterismo cardíaco, exames radiológicos com utilização de contraste, retirada de pequenas lesões de pele e retirada de nódulos de mama.
A manifestação da infecção hospitalar pode ocorrer após a alta, desde que esteja relacionada com algum procedimento realizado durante a internação. Somente um profissional treinado (médico ou enfermeiro com qualificação especial em Infecção Hospitalar) pode relacionar sinais e sintomas de infecção com procedimentos realizados em unidades de saúde e realizar o diagnóstico de infecção hospitalar.
2. Infecção Hospitalar no Ambulatório:
No ambulatório a exposição de vários tipos de doenças a que as pessoas estão sujeitas devido ao grande fluxo de pessoas no ambiente, porém é devido a essa grande demanda e ao pouco tempo que passam no ambulatório que não há muitas medidas possíveis a serem tomadas. (Comparou o ambulatório a um ônibus... Pessoas vão e vem correndo riscos, mas se tem muito o que fazer para impedir a propagação de doenças) Vendo então que a maior preocupação do hospital é com a higiene,nesse ambiente então a necessidade de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) possui profissionais que deverão executar as seguintes tarefas:
- Detectar casos de infecção hospitalar, seguindo critérios de diagnósticos previamente estabelecidos.
- Conhecer as principais infecções hospitalares detectadas no serviço e definir se a ocorrência destes episódios de infecção está dentro de parâmetros aceitáveis. Isto significa conhecer a literatura mundial sobre o assunto e saber reconhecer as taxas aceitáveis de infecção hospitalar para cada tipo de serviço.
- Elaborar normas de padronização para que os procedimentos realizados na instituição sigam uma técnica asséptica (sem a penetração de microrganismos), diminuindo o risco do paciente adquirir infecção.
...