Introdução A Patologia
Tese: Introdução A Patologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dondiego • 12/10/2014 • Tese • 305 Palavras (2 Páginas) • 274 Visualizações
Porque estudar a Patologia?
O estudo da patologia é destinado á todas as áreas da saúde como principal objetivo instruir os formandos á entender os principais mecanismos de lesão e agressão ao tecido, que são os formadores das doenças. De um modo geral, compreender os formas de agressão para elaborar o diagnóstico.
A PATOLOGIA NÃO TRATA DA DOENÇA, APENAS ESTUDA OS MECANISMOS CELULARES QUE LEVARAM AQUELA DOENÇA, O TRATAMENTO FAZ PARTE DA CLÍNICA EM GERAL DE CADA PROFISSÃO E DA FARMACOLOGIA.
OqÉ a sequência de eventos que ocorrem no organismo em resposta aos agentes etiológicos.
Tuberculose: início da multiplicação do bacilo nos alvéolos.
1 á 2 semanas: ativação do sistema imune;
Progressão: lesão tecidual para reparo e cura.
Quando há uma agressão ao tecido, seja por causas endógena ou exógena existem algumas células chamadas de “Células Sentinelas” (Substâncias Químicas Vasoativas) que liberam algumas substâncias para fazer o reconhecimento, processamento e liberação de alguns mediadores químicos dando inicio ao processo de defesa, por meio da vasodilatação causando um extravasamento do plasma. Estão estrategicamente localizadas em nosso corpo.
SNC: produzem febre, sonolência, anorexia, e resistência a dor. O ACTH produzido na hipófise chega nas glândulas adrenais e possuem dois hormônios: adrenalina (aumenta a FC) e corticoide (anti-inflamatório natural e atua nos vasos sanguíneos dilatados próximas a lesão diminuindo a saída das células de defesa do interior dos vasos – isso impede a maior destruição do tecido).
Fígado: induzido pelas citocinas aumentando a glicogenolíse (quebra do glicogênio hepático liberando o açúcar) e gliconeogênese (formação de ATP através da gordura – atuação nas células adiposas – essa gordura sai do tecido adiposo e vai através da corrente sanguínea para a glicogênese).
Pâncreas: (ajuda não atrapalhando) diminuição da insulina (transporta o açúcar pela corrente sanguínea chegando á célula), aumenta o glucagon (contrario á insulina - pega o açúcar e transporta para fora da célula).
...