TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Julia Seffer

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 5

  1. INTRODUÇÃO


  1. PROBLEMA

Foi observado que muitas gestantes, moradoras da Comunidade atendida pela Unidade Básica Júlia Seffér, não realizam o Pré-Natal de forma efetiva, principalmente desde o início da gravidez, além de não seguirem as orientações médicas adequadas relacionadas à prevenção de intercorrências ou de riscos para a sua própria saúde. Ademais, constatou-se que os Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Unidade Básica de Saúde Júlia Seffer, também apresentam um conhecimento limitado relacionado ao assunto e necessitam de melhores orientações, a fim de tornarem-se aptos a sanarem as dúvidas das pacientes envolvidas no caso.


  1.  JUSTIFICATIVA

Esse trabalho se justifica por tratar-se de um projeto que visa intervir na Comunidade São Judas Tadeu para melhorar o conhecimento sobre a importância da adesão ao Pré-Natal de baixo risco, uma vez que a falta de conhecimento sobre o assunto se mostra muito presente na população dessa região e é um fator preocupante, pois interfere na qualidade de vida das atuais gestantes e, possivelmente, dos seus futuros filhos. A abordagem para a capacitação da equipe de ACS sobre o programa do Pré-Natal por meio de um palestra para retirar as dúvidas mais frequentes e uma ação comunitária para as gestantes, a fim de esclarecer a importância do acompanhamento médico durante a gravidez, são de fundamental importância para o desenvolvimento do sistema de saúde local.


  1. OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

Orientar as pacientes gestantes da sobre a importância da adesão ao Pré-Natal e contribuir para o aprimoramento da assistência prestada pelas equipes da ESF que atuam na UBS Júlia Seffer a essa população.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Aprimorar os conhecimentos dos Agentes Comunitário de Saúde acerca do pré-natal, esclarecendo dúvidas freqüentes da sociedade quando o assunto é gravidez.

Enfatizar aos ACS a importância da captação precoce das gestantes da comunidade,  incentivando uma abordagem mais eficaz.

Esclarecer às gestantes a necessidade do acompanhamento médico durante a gestação, a fim de garantir maior adesão ao Pré- Natal.

Orientar acerca da importância de práticas alimentares saudáveis, para assegurar um estado nutricional adequado tanto à mãe quanto ao feto.

Orientar sobre o uso de medicamentos durante a gestação, e sobre os danos que o alcoolismo e o tabagismo podem causar à gestante e ao bebê.


  1. METODOLOGIA

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Este projeto visa identificar um problema enfrentado pela comunidade e desenvolver atividades, priorizando a melhoria da qualidade de vida dessa população.

Assim, após a definição e análise do problema, este projeto tem como finalidade o desenvolvimento de ações que proporcionem a melhoria da qualidade do atendimento às gestantes da comunidade, aprimorando o acolhimento a essas mulheres.

Também intenciona prestar esclarecimento a respeito das dúvidas freqüentes sobre o pré-natal por meio de palestras à comunidade, capacitação dos ACS’s e distribuição de folders educativos.

CONSIDERAÇÕES ÉTICAS

O projeto de intervenção não possui fins lucrativos e não haverá nenhuma forma de remuneração às pessoas envolvidas nas atividades. O trabalho tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pacientes gestantes da comunidade, assim como aprimorar os serviços prestados pelas equipes da Unidade Básica de Saúde Júlia Seffer aos pacientes adscritos. Não haverá necessidade de submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa já que não se trata de um Projeto de Pesquisa.

LOCAL DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

A primeira parte do projeto constituída pela orientação aos Agentes Comunitários de Saúde será realizada na Unidade Básica de Saúde Júlia Seffer, localizada no bairro de Águas Lindas em Ananindeua- PA. A segunda parte, que será destinada a interação na Comunidade, também será UBS Júlia Seffer.

PÚBLICO ALVO

O projeto será destinado às pacientes gestantes adscritas na Unidade Básica de Saúde Júlia Seffer e aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que prestam serviço a esta comunidade.

RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS

  1. Humanos

Acadêmicos do 4° período de Medicina e professores do MISC Júlia Seffer, Agentes Comunitários de Saúde e pacientes gestantes da Unidade Básica de Saúde Júlia Seffer.

  1. Materiais

Para a realização da ação com os ACS e com as gestantes da comunidade, serão distribuídos folders contendo as principais informações sobre o assunto abordado, além de cartazes que ficarão nas paredes da UBS com o objetivo de disponibilizar o conhecimento apresentado para todos os pacientes. Também serão utilizados materiais de decoração como balão, barbante, tesoura, entre outros.


  1. CRONOGRAMA

Data

Passos da Intervenção

30 / 03 / 2015

1º Passo: Identificação do Problema

30 / 03 / 2015

2º Passo: Roda de conversa com as equipes da ESF

06 / 04 / 2015

3º Passo: Instrumentalização da equipe de como trabalhar o problema

06 / 04 / 2015

4º Passo: Reunião com as equipes de saúde ESF para avaliar o problema

27 / 04 / 2015

5º Passo: Capacitação do ACS de como enfrentar o problema

11 / 05 / 2015

7º Passo: Ação na Comunidade sobre Adesão ao Pré-Natal

?? / ?? / 2015

6º Passo: Entrega do PSIC pronto


  1. RESULTADOS ESPERADOS COM A INTERVENÇÃO

Com a realização desse trabalho, pretende-se esclarecer dúvidas freqüentes à comunidade a respeito da gestação, desmitificando algumas crenças populares e enfatizando os cuidados necessários à saúde de mãe e filho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com