LOGÍSTICA HOSPITALAR
Dissertações: LOGÍSTICA HOSPITALAR. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gislayne27 • 2/6/2014 • 3.557 Palavras (15 Páginas) • 531 Visualizações
UNIVERSIDADE CEUMA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA E
CONTROLADORIA
Claudia Yvanara Alves de Sousa
A IMPORTÂNCIA DA FARMÁCIA NA LOGÍSTICA HOSPITALAR
São Luís - MA
2014
Claudia Yvanara Alves de Sousa
A IMPORTÂNCIA DA FARMÁCIA NA LOGÍSTICA HOSPITALAR
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de especialização em ------ da Universidade Ceuma – UNICEUMA, como requisito parcial para obtenção do título de especialista.
Orientadora: Profª.
São Luís - MA
2014
SUMÁRIO
A IMPORTÂNCIA DA FARMÁCIA NA LOGÍSTICA HOSPITALAR
Claudia Yvanara Alves de Sousa1
Flávia Stella Rego Furtado Cutrim2
RESUMO
1 INTRODUÇÃO
Muitas mudanças ocorreram na área de saúde do Brasil nos últimos vinte anos. Com a Constituição de 1988, algumas garantias foram enunciadas pelo Estado, dentre as quais se destacam a preservação e a recuperação da saúde individual e coletiva. Com essa alteração, caberia ao Estado garantir aos cidadãos brasileiros a assistência à saúde, obedecendo aos princípios da universalidade, eqüidade e integralidade1.
O Sistema Único de Saúde (SUS), criado a partir da Constituição de 1988, foi uma iniciativa do Estado para que todos tivessem acesso às ações e serviços na área da Saúde.Nesse contexto, o SUS constitui-se como o conjunto de ações e serviços de saúde prestadospor órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais da Administração direta eindireta, bem como das fundações mantidas pelo Poder Público, conforme o art. 4o da Lei n.8.080/90. Para manter e financiar esse sistema, cada esfera do governo assume uma parcela doseu orçamento. A União assume 65%; os estados, 20%; e os municípios, 15% 1.
Grande parte das organizações hospitalares não faz uso de um sistema de custos que oriente e ofereça parâmetros para suas decisões administrativas e para o controle de atividades. A importância da apuração e do controle dos custos hospitalares e do fornecimento de informações pelo sistema de gestão financeira, especificamente por um sistema de gestão de custos, possibilita a tomada de decisões mais adequadas e a obtenção de melhor desempenho, garantindo um atendimento de alta qualidade a preços competitivos 2,3,4.
A descoberta de novas doenças e o ressurgimento de outras, concomitantes às inovações tecnológicas emergentes no setor saúde, produzem uma alteração no binômio complexidade/eficácia dos tratamentos médicos. Tratamentos complexos requerem a utilização de equipamentos, exames e medicamentos de custo elevado, implicando em maior ônus, o que gera a necessidade de novos recursos financeiros para a área da saúde. Os recursos econômicos destinados ao setor saúde, freqüentemente, inferiores às necessidades demandadas, tornando-se mais escassos com o aumento da sobrevida da população e com a descoberta de novas opções terapêuticas 5.
Nesse cenário caracterizado por sérias restrições orçamentárias, o controle de recursos escassos aliado à eficiência de sua utilização, conduz os administradores à procura de novas medidas gerenciais, como a redução dos custos operacionais e a melhoria da qualidade da assistência médica. Em busca de cuidados médicos para manter ou recuperar sua vitalidade, o paciente utilizará um dos componentes do sistema de saúde, entre estes os serviços das unidades hospitalares 6.
2 LOGÍSTICA HOSPITALAR
A logística de materiais na área da saúde teve início, aproximadamente, nos anos 80, totalmente desintegrada, e hoje está a caminho da integração total. Aos administradores de materiais cabe um grande desafio, a mudança da mentalidade em geral nos hospitais, que tem zelado mais atentamente pelo dinheiro em si do que pelos materiais O universo das atividades que compõem o ciclo operacional dos materiais nos hospitais desde a compra, estocagem, consumo e cobrança normalmente são marcados por uma série de problemas ligados aos materiais em si, a estocagem, ou as movimentações internas ou externas ou ligadas ao pessoal do estoque, necessitando de medidas saneadoras urgentes como tentativas de solução7.
A logística hospitalar é de grande importância, pois e responsável por toda a movimentação de produtos no hospital, o administrador deverá estar voltado à especialização e planejamento. É uma área que está ligada diretamente a todo o seguimento do hospital, abrange ao estoque da manutenção, hotelaria, nutrição, farmácia e almoxarifado central e ao mesmo tempo tem grande importância no trabalho em conjunto com as áreas Médica, financeira e da enfermagem 7.
Devido a esse relacionamento surgem grandes conflitos entre departamentos, nesse estudo aponta-se a importância aos setores que se relacionam a conhecer um pouco da rotina de cada um para que possam entender melhor as possíveis divergências que venham a ocorrer. A logística hospitalar presta um serviço de vital importância no contexto hospitalar se bem administrado, e por pessoas especializadas na área de saúde, que tem características próprias, diferentes da indústria e do comércio em geral 7.
A logística hospitalar será nos próximos anos
...