Lacen-ma
Seminário: Lacen-ma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaisdanyelle • 18/5/2014 • Seminário • 537 Palavras (3 Páginas) • 594 Visualizações
O primeiro prédio criado para funcionar o Laboraatorio Central do municipio de São Luís foi construído em julho de 1992 na administração do prefeito Jackson Lago e da secretária de saúde Maria Helena Nunes Castro,sendo reformado em 2003 durante o governo do prefeito Carlos Tadeu D’Aguiar Silva Palácio que tinha como secretário de saúde Edimundo Costa Gomes. Um novo prédio com moderna estrutura em equipamentos e material foi inaugurado em março de 2012 para funcionar o Laboratório Central Liana Maria Fiquene Couto (lACEN) na avenida cajazeiras, centro, e presta homenagem à farmacêutica liana fiquene, que atuou como professora da universidade federal do maranhão (ufma)
LACEN-MA é referência para a capital e cidades do interior. É composto de dois pavimentos, e dispõe de sete salas com laboratórios individualizados com instalações climatizadas e equipamentos de última geração para realização de exames laboratoriais de média e alta complexidade e serviços em análises clínicas. É integrado às 82 unidades da rede municipal de saúde onde as coletas são feitas nas unidades, encaminhadas ao LACEN para análise e reenviadas às unidades.
Em novo prédio e com moderna estrutura em equipamentos e material, foi entregue, na manhã de ontem, o Laboratório Central Liana Maria Fiquene Couto (Lacem). O espaço passa a funcionar na Avenida Cajazeiras, Centro, e presta homenagem à farmacêutica Liana Fiquene, que atuou como professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O espaço foi ampliado e tem capacidade para atender 400 mil pessoas e realizar 3,5 milhões de exames por ano. A média será de 33 mil atendimentos por mês.
O prédio é composto de dois pavimentos e foi equipado com modernos aparelhos para realização de exames laboratoriais de média e alta complexidade e serviços em análises clínicas. É todo climatizado e dispõe de sete salas com laboratórios individualizados. Entre as especialidades em análises clínicas estão citologia, dengue, bioquímica (glicemia, colesterol, triglicerídeos, ácido úrico), hormônio (prolactina, PSA, t3, t4) e imunologia, dengue, microbiologia (hepatites e demais viroses), exames pré-natal, sorologia e citologia.
O laboratório conta ainda com aparelho para exames imunohormônio - único no Nordeste, apenas as prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro possuem o equipamento. Em breve serão oferecidos também exames de análise de água para consumo humano e microbiologia. "Com esta estrutura e estes equipamentos atenderemos de forma mais humanizada e nada ficamos a dever aos grandes laboratórios do país", enfatizou o prefeito João Castelo.
Durante a reforma, o Lacem não deixou de funcionar em seu antigo prédio e dispunha de análises para detecção da dengue e exames de citologia. "Agora teremos uma estrutura que vai possibilitar atender com mais dignidade, conforto e agilidade", ressaltou o secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo. O diretor geral do Lacem, Luiz Fernando Ramos Ferreira, explicou que o laboratório vai atuar integrado às 82 unidades da rede municipal de saúde.
As coletas serão feitas nas unidades, encaminhadas ao laboratório para análise e reenviadas às unidades. "O usuário vai escolher a unidade de saúde mais próxima de sua residência e ali usufruir o serviço", disse Luiz Ferreira.
Para
...