Leucemia
Trabalho Universitário: Leucemia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tchubby3105 • 3/4/2013 • 1.181 Palavras (5 Páginas) • 1.331 Visualizações
1) Descreva o núcleo e citoplasma de cada célula nas diferentes fases de maturação dos granulócitos neutrófilos. E dos agranulócitos linfócitos e monócitos.
Neutrofilo:
• Mieloblasto: célula arredondada, citoplasma escasso com acidofilia discreta sem granulações. Núcleo arredondado com cromatina fina. Presença de nucléolos.
• Promielócito: célula arredondada, citoplasma escasso com acidofilia discreta. Aparecimento de granulação fina azurófila e inespecífica seguida de granulação específica e mais grosseira.
• Mielócito: célula arredondada, citoplasma escasso com acidofilia discreta. Aparecem as granulações secundarias que vão caracterizar a célula como neutrófilo, basófilo ou eosinófilo. O núcleo é excêntrico, redondo ou ovalado.
• Metamielócitos: célula redonda, núcleo reniforme, cromatina grosseira, sem nucléolos, citoplasma acidófilo abundante e com granulações especificas.
• Bastonetes: célula totalmente madura, núcleo em bastão, cromatina grosseira, citoplasma acidófilo, somente com granulações especificas.
• Segmentado: núcleo irregular com segmentos. As granulações secundarias presentes no citoplasma são neutras.
Linfócitos:
• Linfoblasto: núcleo redondo, cromatina frouxa e com nucléolos evidentes. Citoplasma escasso, levemente basófilo e sem granulações.
• Prólinfocito: núcleo com cromatina frouxa, ainda pode apresentar nucléolos e citoplasma basófilo.
• Linfocitos maduro: célula com núcleo grande em relação ao tamanho do citoplasma. Não há granulações nem nucléolos.
Monócitos:
• Mieloblasto: célula arredondada, citoplasma escasso com basofilia discreta sem granulações. Núcleo arredondado com cromatina fina. Presença de nucléolos.
• Monoblasto: célula arredondada, citoplasma escasso com basofilia discreta sem granulações. Núcleo arredondado com cromatina fina. Presença de nucléolos.
• Prómonocito: célula arredondada, com núcleo irregular, citoplasma basófilo.
• Monócito: célula arredondada, com núcleo irregular em forma de rim, citoplasma basófilo.
2) Identifique os valores de referência dos leucócitos considerando sexo e idade.
Os valores de referência dos leucócitos no sangue variam em função da idade e por outros fatores como sexo, etnia, altitude, gestação, prematuridade, condições socioconômicas etc.
Contagem diferencial
Para adultos, os valores absolutos e porcentagens normais incluem o seguinte:
Basófilos: 0 a 200/ml; 0 a 2%.
Eosinófilos: 40 a 500/ml; 1 a 5%.
Linfócitos: 880 a 4.000/ml; 22 a 40%.
Monócitos: 120 a 1.000/ml; 3 a 10%.
Neutrófilos: 1.800 a 7.500/ml; 45 a 75%.
Para crianças, os valores absolutos e porcentagens normais podem diferir. As porcentagens são as seguintes:
Basófilos: 0 a 2%
Eosinófilos: 1 a 5%
Linfócitos: 45 a 75%
Monócitos: 3 a 10%
Neutrófilos: 22 a 40%.
3) Qual o principal glóbulo branco presente em adultos e crianças?
Neutrófilo em adulto e linfócitos em crianças.
4) Conceitue desvio a esquerda.
É desvio para imaturidade das células.
5) caracterize infecção bacteriana e infecção viral.
A fagocitose é o principal mecanismo pelo qual as bactérias são destruídas no organismo. Nas infecções bacterianas as alterações leucocitárias tendem a se correlacionar com as diferentes etapas do processo infeccioso e suas intensidades.
• Na fase inicial da infecção o processo inflamatório promove o recrutamento de neutrófilos marginados ao endotélio e também uma parte dos circulantes para o local da infecção podendo causar leucopenia.
• Com a potencialização e organização da resposta imune que pode levar horas ou dias para ocorrer, há repercussão sistêmica com liberação de citocinas que estimulam a produção dos setor granulocítico da medula óssea aumentando o número de neutrófilos maduros bem como de formas jovens na circulação causando leucocitose.
A intensidade da neutrofilia depende de fatores como bactéria envolvida, idade, estado de saúde do individuo.
As crianças parecem apresentar neutrofilias mais intensas que adultos. O idoso, desnutridos e imunocomprometidos podem apresentar respostas brandas ou fracas perante uma infecção. Dentre as bactérias os coco gram-positivos são os que mais causam neutrofilias.
• No leucograma é freqüente o achado de leucocitose com neutrofilia e desvio à esquerda.
Nos casos leves o desvio pode se limitar ao aumento de bastonetes enquanto nos casos graves é possível a presença de promielócitos, mielócitos, metamielócitos, bastonetes circulantes.
Obs. Em algumas ocasiões a resposta imune é tão exacerbada que a leucometria atinge níveis de ração leucemóide. ( Reação leucemóide neutrofílica: é uma proliferação benigna e transitória, caracterizada por uma contagem de leucócitos acima de 50.000/mm3, desvio à esquerda, presença de células mais jovens, como mielócitos, prómielocitos, mieloblastos, com escalonamento de maturação, a qual suscita o diagnóstico diferencial com a leucemia mielóide crônica.)
Nas infecções bacterianas a análise morfológica dos neutrófilos pode revelar a presença de granulações tóxicas que são os grânulos primários remanescentes nas formas maduras devido à hipersolicitação medular.
Nas infecções graves e prolongadas pode-se notar a presença de vacuolização citoplasmática nos neutrófilos e por vezes inclusões arroxeadas ( corpos de Dohle) na borda do citoplasma indicando liquefação do RE.
Infecções virais
Os vírus não têm parede celular e nem atividade metabólica
...