TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança E Gerenciamento

Artigo: Liderança E Gerenciamento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 2

Estamos na era do conhecimento e da valoração dessa característica e é desse conhecimento que as pessoas possuem que os serviços de saúde dependem.

Ao passar do tempo o modo com que a supervisão era vista foi mudando de acordo com as necessidades. Antes tínhamos um modelo de enfermeiro no qual seu foco era gerenciar a produção, ou seja números eram fatores importantes e também a inspeção do desempenho da equipe afim de detectar falhas no serviço.

Para ficar mais claro vamos conceituar alguns termos para melhor explanar o assunto:

Liderança em enfermagem "é um processo através do qual uma pessoa (enfermeiro) influencia as ações de outros para determinação e a consecução de objetivos". (Galvão,1997)

Basicamente liderar é coordenar um grupo, fazer com que ele produza para que seus objetivos e metas sejam alcançados, lideres existem desde o surgimento da vida, porém precisamos que as características de um líder seja moldada para que atenda as necessidades atual. Um líder "atualizado" consegue descentralizar a liderança, ele é capaz de dividir responsabilidades com sua equipe, fazendo com que os membros da equipe reconheçam suas responsabilidades e o valor dela para que se atinja o resultado esperado e se sintam valorizados. Dessa forma nota-se um perfil de líder mais dinâmico, complacente e menos centralizado.

Gerenciamento em enfermagem “consiste em se alcançar às metas previstas, através da aglutinação de esforços” (Kliksberg,1994).

O mercado atual espera do enfermeiro o papel de ser capaz de trabalhar conflitos com sua equipe, pois estamos falando de pessoas distintas, de conversar, trazer mudanças, porém propondo e não impondo, reunir estratégias para que a equipe e o serviço atenda as expectativas, sendo assim um enfermeiro gerenciador.

Neste sentido, Alves (1998) coloca que “tornar disponíveis os recursos necessários, preparar a equipe para oferecer uma assistência de qualidade, realizar auditorias com a finalidade de alimentar as ações educativas e a revisão dos processos, controlando a qualidade do cuidado oferecido ao cliente, é uma forma bastante atual de gerenciar o cuidado de enfermagem”.

Com tudo, concluímos que o enfermeiro precisa buscar o aperfeiçoamento e a atualização dos seus conhecimentos pois há uma diferença entre gerenciar e liderar o gerenciamento busca a obediência para fazer com que as metas são alcançadas, já a liderança envolve um relacionamento e uma integração, levando a um compromisso sincero da equipe com o enfermeiro. Precisamos dissociar a idéia de enfermeiro/chefe e nos colocar diante da realidade de que trabalhamos com uma equipe escalonada formada por auxiliares, técnicos e enfermeiros no qual antes de profissionais são seres humanos e não apenas um recurso humano de enfermagem. Dessa forma teremos uma equipe comprometida, atuante, valorizada e geradora de resultados almejados e prestadoras de serviços de qualidade para nosso paciente que é nossa meta principal.

Referências:

MURTA, Genilda Ferreira, Saberes e Práticas: guia para ensino e aprendizado de enfermagem. 4° ed. rev. E ampl, São Caetano do Sul - SP, Difusão, 2008.

AQUINO, Liderança e gerenciamento: diferenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com