Malaria
Artigos Científicos: Malaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: asbsaude • 1/10/2014 • 759 Palavras (4 Páginas) • 1.372 Visualizações
Brasília DF
16/09/2014
Malária;
Agente etiológico;
Transmissão;
Tratamento;
Ciclo do Hospedeiro;
Prevenção;
Parasitologia
Malária:
O que causa a malária?
A malária é uma infecção parasitária transmitida de pessoa para pessoa através da picada da fêmea do mosquito Anopheles infectado. Esses mosquitos, geralmente, picam entre o anoitecer e o amanhecer.
Uma vez transferida para o corpo humano, a infecção viaja até o fígado, onde se multiplica e entra nas células vermelhas do sangue.
Dentro das células vermelhas do sangue, os parasitas se multiplicam rapidamente até ela se romper, liberando ainda mais parasitas na corrente sanguínea.
Tipos de malária:
Há quatro espécies principais do parasita da malária:
Plasmodium Falciparum,
Plasmodium Malariae,
Plasmodium Vivax
Plasmodium Ovale.
O Plasmodium Falciparum : É a principal causa da malária clínica grave e de mortes.
• Parasitas e suas características:
Plasmodium falciparumo: mais perigoso. Este é classificado por vários grupos de clínicos como “um dos dez microrganismos que maior resistência oferece aos medicamentos.” Esta espécie de protozoário possui genes que lhe permitem modificar a superfície das células infectadas, impedindo a ação dos anticorpos produzidos pelo organismo.
Plasmodium malariae: È pouco provável de causar uma infecção grave de malária
Plasmodium ovale: È igualmente raro e “ligeiro”, mas pode permanecer no fígado durante anos sem causar quaisquer sintomas.
Plasmodium vivax: É ligeiramente mais perigoso que os outros parasitas.
Plasmodium vivax:: pode permanecer no fígado durante muitos anos, levando a uma possível recaída anos mais tarde.
Plasmodium falciparum: causa malária maligna;
Plasmodium vivax: causa malária benigna
Plasmodium malariae: causa malária benigna;
Plasmodium ovale: causa malária benigna.
Ciclo da malária :
Transmissão:
A malária é transmitida pela picada das fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles. A transmissão geralmente ocorre em regiões rurais mas pode ocorrer em áreas urbanas, principalmente em periferias.
Os mosquitos têm maior atividade durante o período da noite, do crepúsculo ao amanhecer. Contaminam-se ao picar os portadores da doença, tornando-se o principal vetor de transmissão desta para outras pessoas
Sintomas da Malária:
Os sintomas mais comuns são: calafrios,
Febre alta (no início contínuo e depois com frequência de três em três dias), dores de cabeça e MUSCULARES taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios.
No caso de infecção por P. falciparum, também existe uma chance em dez de se desenvolver o que se chama de malária cerebral, responsável por cerca de 80% dos casos letais da doença. Além dos sintomas correntes, aparece ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência ou excitação, convulsões, vômitos e dores de cabeça, podendo o paciente chegar ao coma.
Tratamento:
O tratamento da malária é feito com medicamentos antimaláricos que são gratuitos e fornecidos pelo SUS.
O tratamento tem o objetivo de impedir o desenvolvimento do parasita mas a dose do remédio depende da gravidade da doença, da espécie do parasita e da idade e do peso do paciente
Medicações Utilizadas no Tratamento de Malária:
Plasmodium vivax ou Plasmodium ovale
Cloroquina durante 3 dias + Primaquina durante 7 ou 14 dias
Em gestantes e crianças com idade inferior a 6 meses - Cloroquina durante 3 dias
Plasmodium malariae
...